Início Justiça Situação 'fora de contexto', afirma defesa de Bivar e do PSL sobre...

Situação ‘fora de contexto’, afirma defesa de Bivar e do PSL sobre ações da PF

É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.

Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.

Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.

É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.

Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.

É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.

Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.

É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.

Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.

Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.

Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.

Um dos nomes à frente da publicação das reportagens da Vaza Jato, o diretor-executivo do site Intercept Brasil, Leandro Demori, é o convidado de abertura do seminário Que País É Esse? – Comunicação e Política em uma Democracia em Crise, que acontece de terça a quinta (1º a 3 de outubro) na Universidade Federal de Pernambuco, com entrada gratuita. O evento reúne diversos pesquisadores da mídia para mesas redondas e conferências com o intuito de refletir sobre o momento da imprensa e da política no país. Os debates acontecem no Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Coordenador da série de reportagens sobre conversas de integrantes da força-tarefa da Lava-Jato, revelando bastidores e ilegalidades na condução da operação, Leandro Demori faz a conferência de abertura a partir das 19h, com o tema #VazaJato: As Encruzilhadas da Mídia, da Política e da Justiça. Comentam também o assunto os pesquisadores e jornalistas Maria Eduarda Rocha Laércio Portela e Sérgio Ferraz.

Quarta (2), a partir da 9h, o seminário vai receber uma conferência de Maria Helena Weber (UFRGS) sobre a asfixia da comunicação pública. Às 14h, Artur Perrusi, Diogo Cunha e Gustavo Gilson de Oliveira fazem uma mesa sobre os discursos de ódio e o autoritarismo. No começo da noite, às 19h, Cynthia Hamlin e Paolo Demuru abordam o tema Política Hoje: Formas de Saber e Sentir.

No último dia do evento, a quinta (3), os jornalistas Paula Reis, Inácio França e Ana Veloso falam sobre comunicação crítica a partir das 9h. Às 11h, uma mesa reúne integrantes do projeto Fora da Curva. Os debates continuam às 14h, com uma conferência de Angela Alonso (USP) sobre os protestos de rua durante o governo Dilma e seus desdobramentos.

O encerramento acontece às 17h30 com uma palestra do escritor e filósofo Vladimir Safatle (USP), que comenta o tema Emancipação das Coisas, Emancipação dos Sujeitos. Esta atividade é uma parceria com outro evento acadêmico desta semana, o 1º Colóquio de Teoria Crítica do Recife. Após a conferência, o autor lança o livro Dar Corpo ao Impossível: o Sentido da Dialética a Partir de Theodor Adorno (Autêntica).

O seminário é uma parceria entre os programas de pós-graduação de Sociologia (PPGS) e Comunicação (PPGCOM) da UFPE junto ao portal Marco Zero Conteúdo e ao Programa Fora da Curva, que celebra três anos de transmissão na Rádio Universitária FM 99.9. As inscrições – todas gratuitas – já estão encerradas, mas os interessados ainda podem comparecer às palestras mediante fila de espera.

Seminário Que País É Esse? – De terça a quinta (1º a 3 de outubro), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE. Entrada gratuita.

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

Must Read

Na Anatel, André Ferreira recebe compromisso de ampliação do serviço de telefonia em 50 municípios do interior do Estado

Na Anatel, André Ferreira conquista ampliação do serviço de telefonia em 50 municípios do interior do Estado. O deputado federal André Ferreira (PSC-PE) se reuniu...

Municípios do Sertão avançam no Plano de Convivência

Nas gerências regionais com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, estabelecimentos poderão funcionar até às 20h   O Governo de Pernambuco, após análise...

Agrestina vivencia São João “Cada qual na sua casa” com forró volante pelas ruas da cidade e vilas

Neste ano de 2021 o tradicional São João de Agrestina será diferente, com “Cada qual na sua casa”. Esse foi o tema escolhido pela...

SÃO JOÃO EM CASA

Elba Ramalho, Mastruz, Limão com Mel: confira 11 lives para assistir no São João Bohemia

Itália dispensará uso obrigatório de máscara ao ar livre a partir do dia 28

Após ter sido um dos primeiros países a viver a realidade do coronavírus e entrar em crise sanitária, chegou a vez da Itália de...