Início Geral Qual é a diferença entre a Cerveja Artesanal e Industrializada?

Qual é a diferença entre a Cerveja Artesanal e Industrializada?

De acordo com dados revelados pela Läut Cervejaria, o mercado das cervejas artesanais tem crescido em ritmo acelerado no Brasil e conquistado cada vez mais adeptos que apreciam este tipo de cerveja que é considerada diferente das convencionais. 

Mas para você que nunca tomou uma cerveja artesanal e não conhece esse produto, deve estar se perguntando: afinal, qual é a diferença entre ambas as versões dessa bebida que os brasileiros tanto gostam? 

Conhecida por ser a mais completa Cervejaria Artesanal em Nova Lima, a Läut Beer vai esclarecer no bate papo de hoje as diferenças entre a cerveja industrializada e a cerveja artesanal. 

  • Explicando a Cerveja Industrializada

As cervejas industrializadas passam por um processo de produção que tem como principal intuito atingir o maior número de consumidores possível. Normalmente existem  marcas populares e bastante consolidadas, encontradas nos supermercados por um preço mais atrativo e relativamente baixo.

Para garantir preço baixo e alto número de produtividade, a Läut Cervejaria explica que essas marcas costumam adotar processos industriais, como por exemplo: acelerar os processos de fermentação e maturação com produtos químicos, a fim de reduzir o tempo de produção.

Além disso, é comum algumas empresas também utilizarem nas receita apenas 60% de malte em sua composição, acrescentando outros adjuntos cervejeiros, como milho, arroz e outros cereais não maltados, além de carboidratos, antioxidantes e estabilizantes.

  • Explicando a Cerveja Artesanal: 

Para a Läut Cervejaria, as cervejas artesanais são totalmente diferentes das industrializadas, tendo em vista que são produzidas em pequena escala, focando na qualidade do produto e não na quantidade.

Uma das principais mudanças dizem respeito à produção: que não é massificada, e as cervejas têm aromas e gostos variados, atendendo a diferentes paladares. O custo para a produção da cerveja artesanal é mais elevado do que para as cervejas industrializadas, o que interfere diretamente no preço final, que fica mais alto, consequentemente.

Por ser considerada a melhor Cervejaria Nacional em Nova Lima, é ressaltado pela Läut Cervejaria que os produtores costumam dar importância aos ingredientes que compõem a bebida: devem ser nobres e selecionados, geralmente importados da Europa, de países que se destacam na produção de insumos cervejeiros.

Outro ponto que merece atenção: as cervejas artesanais seguem a Lei da Pureza Alemã, a Reinheitsgebot, instituída em 1516, na Baviera, região sul da Alemanha e expandida para todo o país em 1906. 

Essa lei determina que a cerveja deve conter apenas água, malte e lúpulo, sem a adição de açúcares, conservantes e outros componentes químicos.

  • O que preferir? 

Via de regra as cervejas artesanais são mais bem elaboradas e em seu processo de produção são respeitados o tempo de maturação e fermentação o que garante um resultado final que costuma agradar bem mais. 

Há quem adote o hábito de beber apenas cervejas artesanais depois que conhece, mas ainda sim algumas pessoas não abandonam o costume de tomar a geladinha em latinhas ou garrafas. 

Então, na visão da Läut Cervejaria, tudo trata-se de uma questão de gosto e preferências. 

Must Read

SÃO JOÃO EM CASA

Elba Ramalho, Mastruz, Limão com Mel: confira 11 lives para assistir no São João Bohemia

Itália dispensará uso obrigatório de máscara ao ar livre a partir do dia 28

Após ter sido um dos primeiros países a viver a realidade do coronavírus e entrar em crise sanitária, chegou a vez da Itália de...

Cantor e compositor Roberto Lins lança EP com canções para curtir o São João

Pode ir preparando a sala de casa, a sandália de couro e o chapéu, que o repertório deste período junino fica por conta do...

Agrestina amplia vacinação para público com idade a partir dos 40 anos

A vacinação desse público tem início nesta terça-feira Nesta terça-feira, começa a vacinação contra a covid-19 para o público geral com idade a partir dos...

PERNAMBUCO RECEBE MAIS 310 MIL DOSES DE VACINAS ASTRAZENECA

Pernambuco recebeu, no domingo passado uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz, para avanço da aplicação da segunda dose na população....