De acordo com dados revelados pela Läut Cervejaria, o mercado das cervejas artesanais tem crescido em ritmo acelerado no Brasil e conquistado cada vez mais adeptos que apreciam este tipo de cerveja que é considerada diferente das convencionais.
Mas para você que nunca tomou uma cerveja artesanal e não conhece esse produto, deve estar se perguntando: afinal, qual é a diferença entre ambas as versões dessa bebida que os brasileiros tanto gostam?
Conhecida por ser a mais completa Cervejaria Artesanal em Nova Lima, a Läut Beer vai esclarecer no bate papo de hoje as diferenças entre a cerveja industrializada e a cerveja artesanal.
- Explicando a Cerveja Industrializada
As cervejas industrializadas passam por um processo de produção que tem como principal intuito atingir o maior número de consumidores possível. Normalmente existem marcas populares e bastante consolidadas, encontradas nos supermercados por um preço mais atrativo e relativamente baixo.
Para garantir preço baixo e alto número de produtividade, a Läut Cervejaria explica que essas marcas costumam adotar processos industriais, como por exemplo: acelerar os processos de fermentação e maturação com produtos químicos, a fim de reduzir o tempo de produção.
Além disso, é comum algumas empresas também utilizarem nas receita apenas 60% de malte em sua composição, acrescentando outros adjuntos cervejeiros, como milho, arroz e outros cereais não maltados, além de carboidratos, antioxidantes e estabilizantes.
- Explicando a Cerveja Artesanal:
Para a Läut Cervejaria, as cervejas artesanais são totalmente diferentes das industrializadas, tendo em vista que são produzidas em pequena escala, focando na qualidade do produto e não na quantidade.
Uma das principais mudanças dizem respeito à produção: que não é massificada, e as cervejas têm aromas e gostos variados, atendendo a diferentes paladares. O custo para a produção da cerveja artesanal é mais elevado do que para as cervejas industrializadas, o que interfere diretamente no preço final, que fica mais alto, consequentemente.
Por ser considerada a melhor Cervejaria Nacional em Nova Lima, é ressaltado pela Läut Cervejaria que os produtores costumam dar importância aos ingredientes que compõem a bebida: devem ser nobres e selecionados, geralmente importados da Europa, de países que se destacam na produção de insumos cervejeiros.
Outro ponto que merece atenção: as cervejas artesanais seguem a Lei da Pureza Alemã, a Reinheitsgebot, instituída em 1516, na Baviera, região sul da Alemanha e expandida para todo o país em 1906.
Essa lei determina que a cerveja deve conter apenas água, malte e lúpulo, sem a adição de açúcares, conservantes e outros componentes químicos.
- O que preferir?
Via de regra as cervejas artesanais são mais bem elaboradas e em seu processo de produção são respeitados o tempo de maturação e fermentação o que garante um resultado final que costuma agradar bem mais.
Há quem adote o hábito de beber apenas cervejas artesanais depois que conhece, mas ainda sim algumas pessoas não abandonam o costume de tomar a geladinha em latinhas ou garrafas.
Então, na visão da Läut Cervejaria, tudo trata-se de uma questão de gosto e preferências.