Início Geral Qual é a diferença entre a Cerveja Artesanal e Industrializada?

Qual é a diferença entre a Cerveja Artesanal e Industrializada?

De acordo com dados revelados pela Läut Cervejaria, o mercado das cervejas artesanais tem crescido em ritmo acelerado no Brasil e conquistado cada vez mais adeptos que apreciam este tipo de cerveja que é considerada diferente das convencionais. 

Mas para você que nunca tomou uma cerveja artesanal e não conhece esse produto, deve estar se perguntando: afinal, qual é a diferença entre ambas as versões dessa bebida que os brasileiros tanto gostam? 

Conhecida por ser a mais completa Cervejaria Artesanal em Nova Lima, a Läut Beer vai esclarecer no bate papo de hoje as diferenças entre a cerveja industrializada e a cerveja artesanal. 

  • Explicando a Cerveja Industrializada

As cervejas industrializadas passam por um processo de produção que tem como principal intuito atingir o maior número de consumidores possível. Normalmente existem  marcas populares e bastante consolidadas, encontradas nos supermercados por um preço mais atrativo e relativamente baixo.

Para garantir preço baixo e alto número de produtividade, a Läut Cervejaria explica que essas marcas costumam adotar processos industriais, como por exemplo: acelerar os processos de fermentação e maturação com produtos químicos, a fim de reduzir o tempo de produção.

Além disso, é comum algumas empresas também utilizarem nas receita apenas 60% de malte em sua composição, acrescentando outros adjuntos cervejeiros, como milho, arroz e outros cereais não maltados, além de carboidratos, antioxidantes e estabilizantes.

  • Explicando a Cerveja Artesanal: 

Para a Läut Cervejaria, as cervejas artesanais são totalmente diferentes das industrializadas, tendo em vista que são produzidas em pequena escala, focando na qualidade do produto e não na quantidade.

Uma das principais mudanças dizem respeito à produção: que não é massificada, e as cervejas têm aromas e gostos variados, atendendo a diferentes paladares. O custo para a produção da cerveja artesanal é mais elevado do que para as cervejas industrializadas, o que interfere diretamente no preço final, que fica mais alto, consequentemente.

Por ser considerada a melhor Cervejaria Nacional em Nova Lima, é ressaltado pela Läut Cervejaria que os produtores costumam dar importância aos ingredientes que compõem a bebida: devem ser nobres e selecionados, geralmente importados da Europa, de países que se destacam na produção de insumos cervejeiros.

Outro ponto que merece atenção: as cervejas artesanais seguem a Lei da Pureza Alemã, a Reinheitsgebot, instituída em 1516, na Baviera, região sul da Alemanha e expandida para todo o país em 1906. 

Essa lei determina que a cerveja deve conter apenas água, malte e lúpulo, sem a adição de açúcares, conservantes e outros componentes químicos.

  • O que preferir? 

Via de regra as cervejas artesanais são mais bem elaboradas e em seu processo de produção são respeitados o tempo de maturação e fermentação o que garante um resultado final que costuma agradar bem mais. 

Há quem adote o hábito de beber apenas cervejas artesanais depois que conhece, mas ainda sim algumas pessoas não abandonam o costume de tomar a geladinha em latinhas ou garrafas. 

Então, na visão da Läut Cervejaria, tudo trata-se de uma questão de gosto e preferências. 

Must Read

Pernambuco já realizou mais de 1,8 mil testes de Covid-19 nos jogos de futebol

Com a liberação da presença de torcida nos jogos de futebol profissional em Pernambuco, a testagem para a doença é fundamental para o monitoramento...

Marília Mendonça e Maiara e Maraisa estrelam campanha na Times Square

As patroas deslancharam para o mundo! Nesta quinta (21), Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraísa estamparam um telão na Times Square, principal...

Com propostas em mãos, ex-auxiliar do Real Madrid e ex-técnico do Flu está muito próximo de acertar com time brasileiro

O treinador fez grande trabalho no Palmeiras e chegou a ser auxiliar de Luxemburgo no Real Madrid De volta ao futebol brasileiro, o técnico Paulo Campos já...

Palas Pinho 20 anos de carreira no movimento brega

Palas Pinho uma das artistas mais respeitadas e querida do cenário musical Pernambucano, completa 20 anos de carreira no movimento brega, em 2001 ela implaca...

Secretaria do Trabalho estadual abre inscrições para Fenearte 2021

Quatro estandes serão disponibilizados para empreendimento solidários num dos espaços mais nobres da cultura pernambucana A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco abre,...