Início Esporte PSL instala conselho de ética para julgar Eduardo Bolsonaro e mais 18...

PSL instala conselho de ética para julgar Eduardo Bolsonaro e mais 18 por indisciplina, diz líder – G1

O PSL instalou nesta terça-feira (22) um conselho de ética para julgar por indisciplina o atual líder do partido na Câmara, Eduardo Bolsonaro (SP), e outros 18 deputados, segundo informações do líder da sigla no Senado, senador Major Olímpio (SP). Os processos foram abertos em meio a uma crise interna na legenda, que opõe, de um lado, aliados do presidente da sigla, deputado Luciano Bivar (PE), e, de outro, um grupo alinhado com o presidente Jair Bolsonaro.

Nós tivemos duas representações que foram feitas contra 19 deputados federais do PSL, que agora já foram notificados, têm cinco dias para apresentação das suas defesas, afirmou o senador ao deixar reunião do diretório nacional do partido, em Brasília.

Pelo estatuto do PSL, a partir da notificação, os 19 deputados terão prazo de cinco dias para apresentarem a defesa.

Com base na manifestação deles, os três integrantes do colegiado recém-eleitos irão elaborar um parecer a ser votado pelo diretório nacional.

Diretório nacional do PSL examina a suspensão de 19 parlamentares

Major Olímpio afirmou que as punições poderão incluir desde a suspensão temporária das atividades parlamentares até a expulsão da legenda.

Da suspensão temporária até os níveis maiores de expulsão, mas aí em um processo que vai acontecer também no âmbito da comissão de ética, disse.

O líder no Senado afirmou que o partido “vai fazer tudo dentro da regra, dentro da legalidade e no detalhe” e defendeu que haja punição para quem tiver desrespeitado a sigla.

“Porque o partido vai apurar as condutas individualmente. Os que tiverem que ser punidos, serão punidos”, afirmou.

Valdo Cruz: Guerra no PSL pode causar reflexo nas votações na Câmara

A crise no PSL se refletiu na disputa pelo comando da liderança do partido na Câmara. Desde a semana passada, a bancada tem vivido uma guerra de listas para definir quem será o líder. A última que está valendo destituiu o deputado Delegado Waldir (PSL-GO), aliado de Bivar, e colocou Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no lugar.

Major Olímpio fez duras críticas à condução do processo, que teve a interferência do presidente Jair Bolsonaro, e atribuiu a disputa ao acirramento do racha interno.

“Não fosse essa condução estúpida que foi feita de se tentar forçar o nome do filho do presidente, do presidente fazer ligações, contatos com parlamentares pedindo isso, nós não estaríamos nem discutindo isso. Partido troca líder todo dia. O que potencializou isso? Apagou fogo com gasolina”, disse o senador.

Segundo Olímpio, se houver eleição para decidir quem será o líder, Eduardo não ganhará nem se disputar com um “cone”

“Se você fizer a votação secreta, não dá ele [Eduardo]. Se você fizer a votação aberta, não dá ele, se você botar um ‘cone’ para disputar, vai dar o cone”, afirmou.

Must Read

Convidado para início do Espanhol, Luva de Pedreiro é “apresentado” no Atlético de Madrid

Influenciador digital está em viagem à Europa e pagou de novo reforço dos Colchoneros, com direito a fotos nos vestiários e nas arquibancadas do...

Ato pela democracia recorda mortos na ditadura, pede respeito ao sistema eleitoral e leva multidão ao Centro de SP

Evento reuniu milhares dentro e fora da Faculdade de Direito da USP. No salão nobre, ex-ministro José Carlos Dias leu carta 'Em Defesa da...

Marília Arraes apresenta o “Maria da Penha nas Escolas” e medidas de combate à violência contra a mulher durante sabatina na Rádio Jornal

Durante uma sabatina realizada pela Rádio Jornal, na manhã desta quinta-feira, no Recife, a candidata ao Governo de Pernambuco Marília Arraes apresentou às mulheres...

Jarbas Filho intensifica agenda na região metropolitana do Recife

Político tem realizado diversas visitas em bairros da capital pernambucana. Por onde passa, o candidato a deputado estadual Jarbas Filho (PSB) tem sido muito bem...

Festa de Setembro movimentará cerca de R$ 15 milhões em Serra Talhada

Maior evento do calendário festivo de Serra Talhada, a Festa de Setembro 2022 já vem aquecendo o comércio e movimentando a economia da cidade,...