Início Politica Premiê britânico impõe restrições para conter segunda onda de Covid-19

Premiê britânico impõe restrições para conter segunda onda de Covid-19

Boris Johnson

LONDRES (Reuters) – O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu às pessoas nesta terça-feira para trabalharem em casa quando possível e determinou que bares e restaurantes fecham mais cedo para combater uma segunda onda de coronavírus que se alastra rapidamente, e as restrições durarão provavelmente seis meses.

Depois de cientistas do governo alertarem que o número de mortes por Covid-19 no Reino Unido pode disparar se ações urgentes não forem tomadas, Johnson não chegou a determinar um lockdown total, como fez em março, mas disse que novas medidas podem ser tomadas se a doença não for contida.

“Nos reservamos o direito de despachar um poder de fogo maior, com restrições significativamente superiores”, disse Johnson ao Parlamento após reuniões emergenciais com ministros e líderes dos governos do Reino Unido.

“Só poderemos evitar isso se nossas novas medidas funcionarem e se o comportamento de vocês mudar.”

Ele disse que o Reino Unido chegou ao mesmo ponto perigoso que países como Espanha e França.

“Não vamos poupar esforços no desenvolvimento de vacinas, tratamentos e novas formas de testagem em massa, mas a não ser que façamos progresso palpável, devemos assumir que as restrições que anunciei permanecerão em vigor por, talvez, seis meses”, disse.

Poucas semanas depois de incentivar as pessoas a começarem a voltar aos seus locais de trabalho, Johnson as aconselhou agora a ficarem em casa se puderem.

“Lamento que isso vá prejudicar a recuperação de muitos negócios”, afirmou.

As escolas também continuarão abertas.

Não ficou claro se as medidas bastarão para enfrentar a segunda onda britânica, que segundo alertas de cientistas do governo pode chegar a 50 mil casos novos diários até meados de outubro.

Keir Starmer, líder dos trabalhistas de oposição, criticou a liderança de Johnson, especialmente no tocante aos problemas com exames: “Ao invés de tomar pé da situação, o governo perdeu o controle, nossos sistema de exames desmoronou justamente quando mais precisávamos dele”, disse.

O Reino Unido já tem o maior número oficial de mortes de Covid-19 da Europa – e o quinto maior do mundo – enquanto faz empréstimos recordes na tentativa de injetar fundos de emergência na economia combalida.

O presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, avisou que a escalada “muito infeliz” de casos de Covid-19 ameaça a perspectiva econômica e disse que o Banco Central está estudando atentamente como poderia apoiar mais a economia.

(Por Guy Faulconbridge, Elizabeth Piper, David Milliken, Andy Bruce, Estelle Shirbon, David Milliken, Sarah Young e Michael Holden)

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Premiê britânico impõe restrições para conter segunda onda de Covid-19 appeared first on InfoMoney.

Must Read

Pernambuco já realizou mais de 1,8 mil testes de Covid-19 nos jogos de futebol

Com a liberação da presença de torcida nos jogos de futebol profissional em Pernambuco, a testagem para a doença é fundamental para o monitoramento...

Marília Mendonça e Maiara e Maraisa estrelam campanha na Times Square

As patroas deslancharam para o mundo! Nesta quinta (21), Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraísa estamparam um telão na Times Square, principal...

Com propostas em mãos, ex-auxiliar do Real Madrid e ex-técnico do Flu está muito próximo de acertar com time brasileiro

O treinador fez grande trabalho no Palmeiras e chegou a ser auxiliar de Luxemburgo no Real Madrid De volta ao futebol brasileiro, o técnico Paulo Campos já...

Palas Pinho 20 anos de carreira no movimento brega

Palas Pinho uma das artistas mais respeitadas e querida do cenário musical Pernambucano, completa 20 anos de carreira no movimento brega, em 2001 ela implaca...

Secretaria do Trabalho estadual abre inscrições para Fenearte 2021

Quatro estandes serão disponibilizados para empreendimento solidários num dos espaços mais nobres da cultura pernambucana A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco abre,...