Início esporte Prefeitura de Nova Iguaçu decreta estado de calamidade pública após chuva de...

Prefeitura de Nova Iguaçu decreta estado de calamidade pública após chuva de granizo – Jornal O Globo

RIO Os moradores de Nova Iguaçu contabilizam os prejuízos causados pela chuva de granizo da noite desta sexta-feira. Às 17h deste sábado, a prefeitura do município da Baixada Fluminese decretou estado de calamidade pública, afirmando que, com o decreto, o município “poderá conseguir recursos com o estado e com a União, visando apoiar e atender a população atingida pelos efeitos da tempestade”.

A Defesa Civil municipal de Nova Iguaçu pede que os moradores mantenham-se calmos e atentos às orientações das equipes da prefeitura, que estão capacitadas para agir em situações de emergência.

Pela manhã, voltou a chover. No bairro Cacuia, em Austin, um dos lugares mais atingidos nesta sexta-feira, o promotor de vendas Robson da Silva Barbosa, de 35 anos, que vive na Rua José Carlos, sentiu os efeitos do temporal na pele. Além de perder móveis e três aparelhos de televisão, já que telhas e janelas foram atingidas, Robson ainda se feriu com os estilhaços de vidro.

Foi tudo de repente e muito rápido. As pedras eram gigantes e começaram a destruir tudo. Cortei o pé, era sangue pra todo lado em meio àquele temporal. Fui para o hospital e levei três pontos. Estou desesperado, não tenho como arcar com esse prejuízo. Só de telhas, teria que gastar uns R$1,5 mil. Mas não tenho esse dinheiro. Se alguém puder doar, agradeço, porque não tenho esperança de que a prefeitura vá nos ajudar diz o promotor de vendas.

LEIA:Após ter lona destruída por chuva de granizo, circo em Mesquita vai ter espetáculo

A maquiadora Sandra Cavalcante, de 47 anos, mulher de Robson, lembra, emocionada, do que viveu na última noite:

Foi um filme de terror. Nunca vi coisa igual na minha vida. Quase desmaiei de tanto sofrimento. O pior ê não ter nem esperança de que algum governante vá nos ajudar.

Robson perdeu aparelhos de TV e se feriu com estilhaços de vidro Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

 A Defesa Civil municipal orienta as pessoas em áreas que apresentem riscos estruturais  a se dirigirem para locais seguros, como Pontos de Apoio. A prefeitura disponibilizou dois contatos para emergência: 199 ou 3779-0660.

Casal perdeu TVs e móveis, após chuva de granizo Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Especialista explica fenômeno

Fábio Rocha, meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), comentou que a chuva forte estava prevista para algumas regiões do Rio além da Baixada Fluminense e da Zona Norte da capital, como a Região Serrana. O meteorologista explicou que a chuva de grazino aconteceu por causa de uma combinação do calor, da alta umidade e da passagem por uma área de baixa pressão, chamada de cavado, na baixa e média troposfera, que é a altitude até 5.500 metros.  

 Geralmente, áreas de baixa pressão costumam ter aumento da instabilidade perto da superfície.  Como é uma nuvem de tempestade, a chuva de granizo ocorre de uma forma muito pontual. Para algumas regiões estava previsto sim acontecer essa chuva, o nosso sistema sinalizou com granizo, mas não tinha como precisar especificamente a região, pois pode acontecer em um bairro e em outro não. Na Baixada Fluminense teve um impacto muito maior e mais volumoso, mas já estava com condição de pancada de chuva. 

Rocha contou que outras regiões como o Vale do Paraíba, o Centro-Oeste de Minas Gerais, e parte do Estado do Rio e de São Paulo continuaram com aviso de chuva forte para hoje, com possibilidade de temporais, pancadas de curta duração. 

 Ainda temos algumas regiões com aviso meteorológico e não se descarta a possibilidade de queda de granizo novamente, porque pega boa parte do Rio, o Sul e Centro-Oeste de Minas. 

No período entre a primavera e até o fim verão esse tipo de fenômeno costuma ser mais frequente, explicou o especialista: 

 Temporais de verão podem vir acompanhados de queda de granizo e vai durante o todo o verão, porque é uma estação também chuvosa, quando ocorrem mais temporais de curta duração, bem localizados e podem vir acompanhados de severidade. Por isso é importante que as pessoas acompanhem os avisos meteorológicos e busquem proteção em caso de chuva. 

Na próxima quarta-feira, dia 30, o CPTEC/INPE vai divulgar a previsão climática do país para o próximo trimestre. A reunião será às 14h, no auditório da instituição, em Cachoeira Paulista, São Paulo.

Campanha para doação

A Cruz Vermelha de Nova Iguaçu está fazendo uma campanha para ajudar as vítimas da chuva. A instituição está recebendo doações de roupas de cama, roupas e calçados em geral, colchonetes, telhas, lonas, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal. Quem quiser ajudar pode enviar as doações para a sede, localizada na Rua Bernardino de Melo, 2085, no Centro de Nova Iguaçu e também para a sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Dr. Luiz Guimarães, 956, também no Centro

A Cruz Vermelha e a Secretaria Municipal de Assistência Social são os órgãos componentes do Sistema Municipal da Defesa Civil e pontos oficiais de arrecadação de doação dos materiais para as vítimas atingidas, informou em nota o presidente da instituição Daniel Coelho.

Must Read

Lucas Ramos destaca papel estratégico do Hospital Dom Malan no programa Opera Mais do Governo do Estado

O Hospital Dom Malan, em Petrolina, terá papel fundamental no Opera Mais - Programa de Ampliação de Cirurgias. A iniciativa, lançada nesta sexta-feira (15),...

TV Cultura mostra documentário sobre Paulo Freire para assinalar o Dia do Professor

Paulo Freire Assinalando o Dia do Professor, a TV Cultura mostra nesta sexta-feira, às 20h, o documentário “Paulo Freire, 100 Anos”, em homenagem ao pernambucano...

Projota apaga todos os posts do Instagram e dispara: “Momento mais turbulento”

O cantor já vinha afastado das redes sociais nas últimas semanas, mas surpreendeu os fãs ao excluir todas as imagens do seu Instagram. Aos...

Jorge & Mateus e Avine Vinny se apresentam amanhã no Recife

Se você ainda não foi contagiado pelo refrão “Late coração cachorro, late coração”, certamente não ouviu o novo sucesso de Avine Vinny, Coração Cachorro,...

Chico Buarque passa por cirurgia em hospital no Rio

Foto: Reprodução/Internet Aos 77 anos, o artista passou por uma cirurgia na coluna que durou cerca de seis horas e está, no momento, em recuperação...