Prefeitura de Fortaleza: Lula estimula PT a lançar candidato no primeiro turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que o PT tenha candidato a prefeito em todas as cidades importantes. A declaração está em um dos trechos da entrevista dada pelo líder petista ao UOL. Lula não nomina cidades, mas as capitais são consideradas estratégicas na guerra eleitoral de 2020 como base para a corrida à Presidência da República em 2022.

As declarações do ex-presidente caem como estímulo ao PT do Ceará que, nesse momento, tem divisões entre lançar candidato próprio à Prefeitura da Capital ou manter a aliança com o PDT dos irmãos Cid e Ciro Gomes. A convivência entre PT e PDT no Ceará é harmoniosa, mas a disputa eleitoral de 2020 deixará as duas siglas em muitos palanques de conflitos.

Um dos centros de divergência é a sucessão do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. O PDT tenta viabilizar um nome que apresente condições para vencer a eleição do próximo ano. A lista tem, hoje, o Secretário de Governo da PMF, Samuel Dias, e o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto.

Nessa relação de pré-candidatos do PDT, é preciso incluir, também, um nome com história e trajetória de destaque na área da educação, que é a atual vice-governadora Izolda Cela. Izolda integra o grupo liderado dos irmãos Cid e Ciro Gomes é considerado um dos nomes mais assimiláveis pelo Governador Camilo Santana na corrida à  Prefeitura da Capital.

Izolda seria, também, na avaliação dos bastidores políticos, um forte nome para enfrentar tanto o Capitão Wagner (PROS) quando a ex-prefeita Luizianne Lins, que é a opção mais viável do PT em termos de densidade eleitoral.

A entrevista do ex-presidente Lula ao UOL, ao falar sobre a importância do lançamento de candidaturas a prefeito das grandes cidades, deixa ainda mais entusiasmada a ala do PT que tenta voltar, em 2023, à Prefeitura de Fortaleza.

O PT administrou a Capital em dois momentos – primeiro, entre 1985 e 1989, com  Maria Luiza Fontenele, e depois, com dois mandatos (2005-2009 e 2009-2013) com a hoje deputada federal Luizianne Lins.

Mais de 122 mil cearenses serão beneficiados em nova etapa de saques do FGTS

Importância da apicultura é tema de debate na Assembleia