Por que presidente do Ibope tem tanta influência no Botafogo?

Carlos Augusto Montenegro era o presidente na época do título mais importante do Botafogo: o Campeonato Brasileiro de 1995. Deixou a presidência no ano seguinte, mas jamais deixou de ser influente. Apaixonado pelo Alvinegro, realiza frequentemente empréstimos para aliviar as finanças, mas também é conhecido pelas polêmicas criadas nos bastidores. Seja para o bem ou para o mal, o ex-dirigente é figura presente na política do clube.

Dono por décadas da mais tradicional empresa de pesquisas do país, o Ibope, Montenegro sempre se colocou como suporte financeiro para a maioria das gestões do Botafogo. Muito da sua influência construída ao longo dos anos se deu justamente nesse sentido. Até mesmo no atual elenco. Ele foi o responsável por fazer vários empréstimos que impediram os jogadores de ficarem com três meses de atraso. Se chegassem a essa situação, poderiam sair do clube na Justiça. Mas não é o único motivo.

Os torcedores do Botafogo, por exemplo, jamais esquecem a retomada da sede de General Severiano, que foi vendida à Vale do Rio Doce, em 1977, na tentativa de pagar impostos. No início da década de 1990, o clube readquiriu o terreno, através de uma permuta pela área do seu ginásio coberto no Mourisco, na Praia de Botafogo. A retomada do casarão só foi possível porque Montenegro agiu de maneira decisiva nos bastidores.

Atualmente, Carlos Augusto Montenegro não tem qualquer cargo na diretoria, mas nem sempre foi assim. Mesmo após deixar a presidência, ele ocupou cargo de vice de futebol no Botafogo. Uma das mais marcantes ocorreu em 2008, quando o time comandado por Cuca era sensação no país.

O problema é que naquela época os salários já estavam atrasados e uma doída eliminação para o River Plate, na Sul-Americana, gerou uma grande polêmica. Após vencer por 1 a 0, no Nilton Santos, o Alvinegro abriu 2 a 0 em Buenos Aires. Os argentinos descontaram, mas a classificação parecia encaminhada. Que nada. Os brasileiros levaram três gols em 15 minutos e saíram da competição.

Montenegro, então, disparou contra o elenco. Acusou o grupo de estar dividido entre amigos de Lúcio Flávio e amigos de Carlos Alberto. Ele deixou o cargo no final do ano e desde então jamais aceitou ser membro da diretoria. Decidiu que ajudaria apenas nos bastidores, como tem feito atualmente.

O problema é que os últimos dias ele foi ativo demais e voltou a causar polêmica. Na véspera da partida contra o Goiás, na última quarta-feira, ele se reuniu com os jogadores e membros da comissão técnica na concentração. Pediu vontade aos atletas e que jogassem também por Eduardo Barroca, demitido há poucos dias.

Após a vitória, Montenegro gravou alguns áudios em um grupo de torcedores do Botafogo. Suas palavras vazaram, viralizaram e deixaram o clima pesado. Montenegro planeja se encontrar novamente com o grupo para explicar e fazer um pedido de desculpas.

A tendência é que essa influência diminua em 2020, quando o Botafogo deverá colocar o estudo encomendado pelos irmãos Moreira Salles em prática e virar empresa. Com outros investidores, sua opinião não será tão sobressalente Um personagem para lá de animado em General Severiano.

Assista aos jogos e programas de ESPN, EI Plus e Fox Sports sem TV a cabo.

UOL Esporte – Futebol

Alberto Valentim é o novo técnico do Botafogo. O treinador estava no Avaí e acertou sua saída do clube catarinense nesta sexta-feira – uma multa rescisória de R$ 200 mil foi paga. Ele se encontrará com o elenco em São Paulo, local da próxima partida do Alvinegro, contra o Palmeiras, neste sábado. O interino Bruno Lazaroni seguirá no comando do time enquanto o novo treinador ficará no camarote – estreia contra o Vasco, quarta, em São Januário.

Lancepress

O ex-presidente do Botafogo Carlos Augusto Montenegro se manifestou pela primeira vez sobre os áudios vazados, em que fazia críticas ao elenco alvinegro. Em entrevista ao site FogaoNet, o ex-dirigente pediu desculpas ao técnico interino Bruno Lazaroni pela exposição de alguns diálogos e pregou respeito aos atletas.

Blog do Rodrigo Mattos

A Globo equilibrou a exibição de jogos na TV Aberta entre times grandes no primeiro ano em que isso vai contar para a cota em dinheiro dos clubes. É o que mostra um levantamento do blog na grade da emissora no Brasileiro. A única exceção é o Athletico-PR que tem um número maior de partidas na tela porque não tem contrato de pay-per-view com a emissora, isto é, só consegue mostra-lo nesta plataforma.

Blog Olhar Olímpico

O Botafogo não poderá utilizar seu próprio ginásio na temporada 2019/20 do Novo Basquete Brasil (NBB), a não ser que realize adequações para ampliar a capacidade de público. Por causa disso, todos os jogos do clube carioca como mandante na competição aparecem na tabela como “local não confirmado”.

UOL Esporte – Futebol

Bruno Lazaroni ficou em maus lençóis com as polêmicas declarações do ex-presidente Carlos Augusto Montenegro. No treino da última quinta-feira, o auxiliar técnico que está como interino do Botafogo chegou a dizer aos atletas que pediria demissão se eles não acreditassem em sua palavra. Ele negou que tenha usado os termos citados no áudio vazado, e o elenco mostrou cumplicidade e confiança no profissional. O grupo, evidentemente, não gostou das declarações do cardeal e ex-dirigente do Alvinegro, de quem manterá distância a partir de agora.

UOL Esporte – Futebol

O técnico Alberto Valentim deixou para amanhã (11) a decisão sobre seu futuro. Após o empate em 0 a 0, hoje (10) à noite, com o Vasco, no estádio da Ressacada (SC), o treinador foi questionado na entrevista coletiva se a reunião nesta sexta-feira com o presidente do Avaí, Francisco José Battistotti, seria rotineira ou para tratar da proposta do Botafogo, e ele foi enfático:

UOL Esporte – Futebol

As declarações do ex-presidente Carlos Augusto Montenegro reveladas através de áudios vazados pelo WhatsApp com críticas a Rodrigo Pimpão e pedindo uma reformulação geral no Botafogo, evidentemente, não caíram bem no elenco. Um dos líderes do grupo, Gabriel lamentou o episódio, mas logo tratou de pôr panos quentes.

UOL Esporte – Futebol

O ex-presidente Carlos Augusto Montenegro é bastante conhecido pela torcida por ajudar o Botafogo financeiramente, mas também por dar declarações polêmicas. Nos últimos dias ele fez as duas coisas. Ao mesmo tempo que voltou a emprestar dinheiro para pagar salários atrasados, o cardeal teve um áudio vazado no WhatsApp em que critica Rodrigo Pimpão e pede uma reformulação geral no elenco para a próxima temporada, quando o Alvinegro deverá se transformar em empresa através do estudo encomendado pelos irmãos Moreira Salles.

UOL Esporte – Futebol

O sistema ofensivo tem sido o ponto fraco do Botafogo neste Campeonato Brasileiro. Até o início da 24ª rodada, o time tinha apenas 19 gols marcados e estava entre os piores da competição. Contra o Goiás o ataque funcionou e balançou a rede em três oportunidades, o que não ocorria há 20 jogos – na goleada por 4 a 0 sobre o Sol de América, pela Sul-Americana.

UOL Esporte – Futebol

Um reencontro já de malas prontas para retornar ao Rio de Janeiro. Pela primeira vez enfrentando o Vasco desde que deixou o clube – após o vice-campeonato estadual em abril – o técnico Alberto Valentim, muito provavelmente, fará sua despedida hoje (10) do Avaí, após o duelo das 19h15, no estádio da Ressacada (SC), para retornar ao Botafogo.

UOL Esporte – Futebol

Nos últimos anos, o Botafogo tem demonstrado um grande empenho tático diante de alguns treinadores. Foi assim com Jair Ventura, Zé Ricardo e até com Eduardo Barroca em alguns momentos. O interino Bruno Lazaroni deixou claro que usou sua conversa com os atletas para resgatar essa característica contra o Goiás.

UOL Esporte – Futebol

O Botafogo conseguiu uma importante vitória nesta quarta-feira ao bater o Goiás por 3 a 1 nesta quarta. O jogo no Nilton Santos mostrou um time com mais pegada após alguns jogos abaixo do que poderia render. Pelo menos essa é a opinião de João Paulo, autor de um dos gols e destaque no triunfo.

UOL Esporte – Futebol

Após cruzamento, Diego Souza erra a cabeçada, a bola sobra para Pimpão que toca para Léo Valencia marcar o terceiro gol. Botafogo 3×1 Goiás.

UOL Esporte – Futebol

O Botafogo fez o dever de casa e venceu o Goiás por 3 a 1 nesta quarta-feira. A partida no Nilton Santos teve um quê de dramática. Isso porque os donos da casa estavam sem técnico após a demissão de Eduardo Barroca (Bruno Lazaroni foi o interino) e ainda contava com quatro desfalques. O triunfo interrompeu uma série de cinco jogos sem vencer. Para piorar, eram quatro derrotas consecutivas. Gabriel, João Paulo e Leo Valência balançaram as redes para os donos da casa e Marcelo Benevenuto (contra) descontou para os visitantes.

UOL Esporte – Futebol

Após erro do Goiás, Bochecha finaliza para a defesa de Tadeu, João Paulo pega o rebote e, de cabeça, amplia para o Fogão. Botafogo 2×0 Goiás.

UOL Esporte – Futebol

João Paulo cobra escanteio, Benevenuto desvia e Gabriel chega para completar. Botafogo 1×0 Goiás.

UOL Esporte – Futebol

A volta de Alberto Valentim ao Botafogo está próxima. Na tarde de hoje (9), o próprio técnico admitiu as conversas com o clube carioca e a possibilidade de deixar o Avaí. Ainda assim, ele afirmou que vai para o banco de reservas no jogo de amanhã (10), contra o Vasco, na Ressacada, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

UOL Esporte – Futebol

Alberto Valentim está muito próximo de ser o novo técnico do Botafogo. Sob contrato com o Avaí, o treinador havia perdido espaço na corrida com Enderson Moreira. O Alvinegro, no entanto, viu a conversa com o primeiro evoluir a ponto de a multa rescisória não ser mais um problema.

UOL Esporte – Futebol

No momento mais delicado da temporada, o Botafogo vai a campo hoje (9), às 19h15 (horário de Brasília) medir forças com o Goiás. Após a demissão de Eduardo Barroca, o Alvinegro ainda não decidiu quem será seu próximo treinador. E a partida no Nilton Santos poderá ser decisiva nesse sentido.

UOL Esporte – Futebol

O Botafogo recebe hoje o Goiás, às 19h15, no estádio Nilton Santos, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será transmitida pelo SporTV para todo Brasil, menos para o Rio de Janeiro. Os cariocas que quiserem assistir ao jogo terão que acionar o Premiere. Outra opção é acompanhar o duelo, em tempo real, no Placar UOL.

UOL Esporte – Futebol

Após a demissão de Eduardo Barroca, o Botafogo encara o Goiás, hoje, às 19h15 (horário de Brasília), no Nilton Santos. Para o duelo, Bruno Lazaroni será o técnico interino e ainda terá quatro desfalques para o decisivo duelo na luta contra o rebaixamento.

Lancepress

Antes do duelo com o Goiás, o Botafogo presenciou a pressão pela falta de resultados no Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, 20 torcedores tentaram invadir o treino, no Nilton Santos. No entanto, a Polícia Militar conseguiu impedir. A informação foi publicada primeiramente pelo Globo Esporte.

Lancepress

Bruno Lazaroni comentou pela primeira vez sobre a demissão de Eduardo Barroca. Nesta terça-feira, o técnico interino, que vai assumir o Botafogo diante do Goiás, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, defendeu o ex-treinador e dividiu a culpa pelos maus resultados. Para superar isso, ele quer passar confiança ao extremo para os jogadores.

Lancepress

Após demitir Eduardo Barroca, o Botafogo segue em busca do novo treinador. Um dos nomes cotados é Alberto Valentim, que treina o Avaí, mas mesmo assim foi procurado pela diretoria alvinegra. Em contato, o presidente do Leão, Francisco José Battistotti, afirmou que os cariocas buscaram saber da situação do comandante. A informação foi publicada pela Rádio Brasil.

UOL Esporte – Futebol

Quatro nomes apareceram com chances iguais de assumirem o Botafogo após a demissão de Eduardo Barroca: Jair Ventura, Alberto Valentim, Enderson Moreira e Bruno Lazaroni. Após muita conversa entre os dirigentes, um deles foi cortado da relação e está fora dos planos da cúpula do futebol.

Lei em Campo

Esse é um caso que merece ser analisado por todos que atuam no direito trabalhista e no direito esportivo.

UOL Esporte – Futebol

O Botafogo demitiu Eduardo Barroca após somar a décima derrota nos últimos 16 jogos. O departamento de futebol era contra a saída do profissional, mas a ordem veio de cima com a tutela do presidente Nelson Mufarrej. Agora, a cúpula do futebol tenta resolver o problema e definir o novo comandante. Mas há uma série de problemas que impedem um acerto imediato.

Blog do Menon

Eduardo Barroca deixou de ser uma promessa para se tornar uma realidade a partir de seu trabalho no Botafogo. O clube apostou em alguém novo e teve boas respostas. E agora, o demitiu.

UOL Esporte – Futebol

Os torcedores do Botafogo que sonham com a volta de Cuca após a demissão de Eduardo Barroca terão que esperar um pouco mais. É que um cartola do clube, ciente da preferência dos botafoguenses, acionou o treinador para realizar uma sondagem e não conseguiu mais que dois minutos de atenção do treinador. O ex-comandante do São Paulo agradeceu a lembrança, mas nem sequer abriu conversa.

UOL Esporte – Futebol

O Botafogo demitiu Eduardo Barroca após a derrota por 1 a 0 para o Fluminense no último domingo, no Nilton Santos. A pressa ao dispensar não será a mesma para contratar. O Alvinegro adota cautela para escolher o novo treinador. Mais que isso, quer dar apoio para Bruno Lazaroni, que comandará a partida desta quarta, contra o Goiás, também no Nilton Santos.

UOL Esporte – Futebol

O técnico Eduardo Barroca, demitido do Botafogo ontem (6) à noite, após derrota no clássico com o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, falou sobre o adeus em comunicado oficial emitido na manhã de hoje (7). Nele, o ex-comandante alvinegro ressalta o aproveitamento do time – na zona de classificação para a Copa Sul-Americana -, além de fazer agradecimentos ao elenco, membros da comissão técnica e torcedores do Botafogo.

UOL Esporte – Futebol

Sobrou para Eduardo Barroca. Sem vencer há cinco rodadas, o treinador foi demitido após a derrota para o Fluminense ontem (6) e acabou sendo a ponta do iceberg de um Botafogo afogado em uma crise financeira e institucional.

UOL Esporte – Futebol

Pressionado desde antes do clássico, o técnico Eduardo Barroca não resistiu à derrota por 1 a 0 para o Fluminense hoje (6), no estádio Nilton Santos (RJ), e foi demitido do comando no Botafogo.

UOL Esporte – Futebol

A derrota para o Fluminense por 1 a 0, hoje (6), no estádio Nilton Santos (RJ), fez o Botafogo chegar ao quinto jogo consecutivo sem vitória e deixou o técnico Eduardo Barroca na corda bamba. O treinador, porém, ganhou o apoio do meia João Paulo.

UOL Esporte – Futebol

Neste domingo (06), Botafogo e Fluminense se enfrentaram no estádio do Engenhão, em partida válida pela 23° rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, e o tricolor conseguiu uma importante vitória por 1 a 0, gol do atacante Yony González.

UOL Esporte – Futebol

O Botafogo vai encarar o Fluminense, hoje (6), no Nilton Santos, com algumas mudanças na equipe titular. O time alvinegro vem de três derrotas consecutivas e passa por má fase no Campeonato Brasileiro.

Blog do Rodrigo Mattos

Uma comissão de clubes brasileiros rejeitou, pela segunda vez, a proposta de projeto de lei de clube-empresa feita pelo deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ). Mas o parlamentar rebate as críticas, alfineta times que a minam a lei e nega que seja uma legislação só para o Botafogo, time do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Lembra que clubes como Corinthians e Athletico-PR também mostraram interesse em se transformarem em empresas.

UOL Esporte – Futebol

Quando entrarem no gramado do Estádio Nilton Santos hoje (6), às 16h, Botafogo e Fluminense não terão seus artilheiros em campo. E o problema aumenta quando as duas equipes tiveram ainda mais perdas no setor ofensivo para o segundo semestre.

UOL Esporte – Futebol

Fluminense e Botafogo se encontram hoje (4), no Nilton Santos, em uma partida que ganhou um grande peso para os dois lados. Um triunfo no clássico e, consequentemente, a conquista dos três pontos, podem amenizar o momento conturbado que as equipes atravessam no Campeonato Brasileiro. Nos últimos dias, protestos e insatisfação da torcida deram o tom da rotina nos lados alvinegro e tricolor.

UOL Esporte – Futebol

Fluminense e Botafogo se enfrentam hoje (6), às 16h, no Estádio Nilton Santos, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo será transmitido pela TV Globo e pelo Premiere e também poderá ser acompanhado em tempo real pelo Placar UOL.

UOL Esporte – Futebol

A 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, a quarta do returno, começa na tarde de hoje (5) com dois jogos: São Paulo x Fortaleza, no Pacaembu, em mais um encontro de Rogério Ceni com seu ex-time, e Vasco x Santos, em São Januário, ambos às 17h (de Brasília). Outros três jogos completam a jornada deste sábado, entre eles Grêmio x Corinthians, em Porto Alegre, às 19h.

UOL Esporte – Futebol

O Clássico Vovô de amanhã (5), terá um tom diferente em um setor do campo. Além preto e branco do Botafogo e do verde, branco e grená do Fluminense, o duelo terá também o amarelo da seleção. O lateral-direito Marcinho, do Alvinegro, e o lateral-esquerdo Caio Henrique, do Tricolor, foram convocados recentemente para a seleção principal e olímpica, respectivamente, e vão travar um duelo à parte no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro.

UOL Esporte – Futebol

O Fluminense que entra em campo no domingo (6), às 16h, no Nilton Santos, querendo muito mais do que os três pontos sobre o Botafogo. Com retrospecto ruim em clássicos em 2019, o Tricolor quer voltar a bater os rivais estaduais, algo que conseguiu apenas uma vez no ano.

UOL Esporte – Futebol

O Botafogo pode ter um reforço no clássico contra o Fluminense, amanhã (6), no Nilton Santos, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fora desde a vitória sobre o Atlético-MG, o zagueiro Carli está recuperado de dores musculares e é opção para Barroca para o jogo.

UOL Esporte – Futebol

Antes tido como homem de confiança do departamento de futebol do Botafogo, o técnico Eduardo Barroca, agora, balança no cargo. E a mudança no cenário tem como fatores pressão política e os protestos da torcida que aconteceram nos últimos dias. Ontem (4), inclusive, houve uma invasão à sede do clube.

UOL Esporte – Futebol

De um lado, Flamengo e Palmeiras se destacam por campanhas consistentes no Brasileirão. Do outro, times que lutam contra o rebaixamento buscam a reabilitação imediata.