Início Brasil PM de São Paulo recebe mais de 5 mil trotes todos os...

PM de São Paulo recebe mais de 5 mil trotes todos os dias

O telefone toca e o agente do Centro de Operações da Polícia Militar de São Paulo atende mais um telefonema. A pessoa denuncia uma tentativa de roubo a banco e, pela urgência da situação, as viaturas são deslocadas para o local. Chegando lá, a tropa não encontra nada: era um trote. Esse exemplo genérico ilustra um problema que ainda existe na Segurança Pública paulista. O principal contato em casos de emergência policial, o telefone 190 da PM de São Paulo recebe mais de 5.500 trotes todos os dias.

É o que apontam os dados obtidos pela Jovem Pan por meio da Lei de Acesso à Informação. Esse número acumulado corresponde a 10% das ligações totais que a PM recebe pelo 190 em um ano Para o especialista em Segurança e Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Alan Fernandes, esse é um problema de difícil resolução.

Os números obtidos pela reportagem também apontam que apenas 30% das ligações para o 190 terminam na geração de uma ocorrência imediata. Cerca de 15% das ligações, ainda de acordo com os dados, são de pessoas pedindo orientações.

Policiais disseram à reportagem que é comum cidadãos ligarem para a PM, por exemplo, para reclamar do barulho do vizinho ou até mesmo para relatar falta de energia elétrica.

Segundo a pesquisadora do Fórum Popular de Segurança Pública de Pernambuco, Ingrid Farias, esse cenário é visto na maioria das polícias brasileiras. Em nota, a Polícia Militar do Estado de São Paulo afirmou que tem larga experiência na proteção das pessoas e no combate à criminalidade.

A PM diz também que realiza a execução de programas de patrulhamento ostensivos e preventivos ou na mediação de conflitos e ações voltadas à segurança comunitária. Segundo a corporação, os policiais recebem treinamento constante de diferentes processos de educação continuada da instituição.

*Com informações do repórter Leonardo Martins

Must Read

Varíola de macaco: pesquisador da Fiocruz diz que momento é de cautela

Nas últimas semanas, o aumento de casos de pessoas diagnosticadas com varíola de macaco (Monkeypox, em inglês) vem aumentando no mundo inteiro.

De Bruyne é eleito o melhor jogador da Premier League 2021/22

A Premier League ainda aguarda ansiosamente a rodada final da temporada, para saber se o troféu ficará com Manchester City ou Liverpool....

Felippe Valadão é acusado de atacar religiões de matriz africana

O pastor Felippe Valadão, líder da Lagoinha Niterói, foi acusado de ter atacado religiões de matriz africana em um evento oficial de Itaboraí,...

Suspeita de envenenar enteados postou vídeos de oração por jovem morta

Acusada de envenenar os enteados, Cíntia Mariano Dias Cabral, de 49 anos, chegou a postar vídeos pedindo oração e desejos de melhoras...

Cantor gospel Jairo Bonfim sofre acidente de carro

O cantor gospel Jairo Bonfim sofreu um acidente de carro na manhã desta quinta-feira (19). O veículo, onde ele estava, bateu em um animal...