Início esporte Piñera troca ministros e tenta conter onda de protestos no Chile -...

Piñera troca ministros e tenta conter onda de protestos no Chile – G1

O presidente do Chile, Sebastian Piñera, substituiu oito ministros do país nesta segunda-feira (28), incluindo os do Interior e das Finanças, em uma reforma ministerial que visa a amenizar a maior crise política desde o retorno da democracia ao país, em 1990.

Presidente do Chile troca 8 ministros

Nesta segunda-feira, Piñera demitiu o ministro do Interior, Andres Chadwick, seu primo e conselheiro de longa data. O político direitista recebeu críticas na semana passada ao chamar os manifestantes de criminosos. O presidente, então, o trocou por Gonzalo Blumel, que até agora comandava o ministério encarregado das relações do governo com o Congresso.

Piñera também nomeou Ignacio Briones, um professor de economia, para substituir o então ministro das Finanças, Felipe Larraín.

Na semana passada, os protestos já haviam levado Piñera um bilionário de centro-direita que derrotou a oposição de esquerda nas eleições de 2017 a prometer mudanças favoráveis aos trabalhadores. Ele garantiu aumentar o salário mínimo e as aposentadorias, diminuir os preços dos remédios e do transporte público, além de estabelecer um seguro de saúde adequado.

“O Chile mudou, e o governo deve mudar com ele para enfrentar esses novos desafios”, disse Piñera em um discurso televisionado do palácio presidencial de La Moneda.

O país vem enfrentando uma semana de tumultos, incêndios criminosos e protestos contra a desigualdade, que deixaram pelo menos 20 mortos, segundo a imprensa local. Milhares foram presos, e as empresas chilenas perderam US$1,4 bilhão.

A popularidade de Piñera alcançou o nível mais baixo desde o início do seu mandato, enquanto os chilenos estão convocando, via mídias sociais, mais protestos nesta semana. A Organização das Nações Unidas (ONU) enviará equipe para investigar supostas violações dos direitos humanos ao país.

O Chile, maior produtor mundial de cobre, há muito se orgulha de ser uma das economias mais prósperas e estáveis da América Latina, com baixos níveis de pobreza e desemprego. Porém, a desigualdade e o crescente custo de vida têm mobilizado a população.

Apesar do anúncio, houve novas manifestações nesta segunda-feira. Na capital Santiago, manifestantes e forças de segurança entraram em confronto.

Uma pesquisa da Cadem (Instituto de pesquisas do país) publicada no domingo mostrou que 80% dos chilenos não consideraram as propostas de Piñera adequadas, o que foi reconhecido pelo presidente em discurso nesta segunda-feira.

“Sabemos que essas medidas não resolvem todos os problemas, mas são um primeiro passo importante”, afirmou Piñera.

A mesma pesquisa mostrou que o apoio a Piñera caiu para apenas 14%, o mais baixo índice de aprovação de um presidente chileno desde o retorno do país à democracia, três décadas atrás.

Os manifestantes não têm nenhum líder ou porta-voz. Os partidos de oposição divididos do Chile apoiaram os protestos, mas não os lideraram.

Must Read

Pernambuco já realizou mais de 1,8 mil testes de Covid-19 nos jogos de futebol

Com a liberação da presença de torcida nos jogos de futebol profissional em Pernambuco, a testagem para a doença é fundamental para o monitoramento...

Marília Mendonça e Maiara e Maraisa estrelam campanha na Times Square

As patroas deslancharam para o mundo! Nesta quinta (21), Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraísa estamparam um telão na Times Square, principal...

Com propostas em mãos, ex-auxiliar do Real Madrid e ex-técnico do Flu está muito próximo de acertar com time brasileiro

O treinador fez grande trabalho no Palmeiras e chegou a ser auxiliar de Luxemburgo no Real Madrid De volta ao futebol brasileiro, o técnico Paulo Campos já...

Palas Pinho 20 anos de carreira no movimento brega

Palas Pinho uma das artistas mais respeitadas e querida do cenário musical Pernambucano, completa 20 anos de carreira no movimento brega, em 2001 ela implaca...

Secretaria do Trabalho estadual abre inscrições para Fenearte 2021

Quatro estandes serão disponibilizados para empreendimento solidários num dos espaços mais nobres da cultura pernambucana A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco abre,...