Início Esporte Petróleo no Nordeste é mistura de três campos venezuelanos, diz Petrobras -...

Petróleo no Nordeste é mistura de três campos venezuelanos, diz Petrobras – Folha de S.Paulo

As análises feitas pela Petrobras sobre o óleo que chega às praias do Nordeste desde o fim de agosto concluiu que se trata de uma mistura da produção de três campos na Venezuela. A companhia frisou, porém, que investigações apontam como provável origem o derramamento por um navio.

Em entrevista nesta sexta (25), o diretor de Assuntos Corporativos da estatal, Eberaldo de Almeida Neto, disse que a Petrobras comparou o combate ao vazamento a “procurar agulha no palheiro”, já que não se sabe a origem do vazamento.

“A gente comparou a análise da origem com mais de 30 amostras e concluiu que ela é de três campos venezuelanos, um blend [mistura] do petróleo de lá”, afirmou Eberaldo, durante encontro que detalhou o resultado da companhia no terceiro trimestre.

O governo já havia confirmado que os estudos da Petrobras apontavam a Venezuela como origem do petróleo. Análise feita pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) chegou a conclusão semelhante. 

O diretor da Petrobras disse que o desconhecimento sobre a origem do vazamento dificulta a estratégia de combate, já que só é possível identificar o produto quando ele atinge as praias. A empresa fez sobrevoos no litoral do Nordeste, mas não conseguiu identificar o caminho do óleo.  

Assim, disse o executivo, não é possível instalar barreiras de contenção para evitar que as manchas toquem a costa.

“Quando vaza de uma instalação de produção, a gente detecta a origem e consegue combater mais fácil. Quando não tem o fator de origem, não se sabe como foi e quando foi, é como [procurar] agulha no palheiro.”

Embora negue responsabilidade sobre o vazamento, a Petrobras vem apoiando o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) no trabalho de limpeza das praias, a pedido do governo. Enviou equipamentos ao Nordeste e coordenou equipes na região.

Almeida Neto disse que a empresa será ressarcida pelos custos da operação, mas que o tema só será discutido após o fim da emergência. “[O valor] Está sendo contabilizado em paralelo e assim que terminar o trabalho a gente entra nessa discussão. Nosso foco principal é a limpeza das praias.”

Must Read

Klara Castanho revela gravidez e adoção de bebê após sofrer estupro

Alertamos sobre o conteúdo desta matéria. Pessoas sensíveis devem evitar a leitura. A atriz Klara Castanho, de 21 anos, usou seu Instagram para revelar que foi...

Acusada de expôr Klara Castanho, Antonia Fontenelle se pronuncia

Antonia Fontelle rebateu as críticas que vem recebendo na web desde a exposição do caso da atriz Klara Castanho. Na ocasião, a apresentadora citou o caso de uma atriz...

Branco Mello volta aos palcos após tratamento contra o câncer

Branco Mello, de 60 anos de idade, baixista e vocalista do Titãs, está de volta aos palcos após o tratamento contra o câncer. A...

Globo corta Elizangela de novela após atriz recusar vacina

A atriz Elizângela não vai atuar em Travessia, próxima novela das nove. Ela foi cortada do folhetim após se recusar a tomar a vacina contra a Covid-19. Segundo...

Juliette emociona multidão em Campina Grande

Agora como cantora e principal atração do São João de Campina Grande desta sexta-feira (24), Juliette foi a estrela da Arena Brahma. Abrindo o...