Início esporte OEA diz que Evo Morales não pode se declarar vencedor e sugere...

OEA diz que Evo Morales não pode se declarar vencedor e sugere 2º turno – Valor Econômico

A missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) na Bolívia avalia que o presidente Evo Morales ainda não pode se declarar vencedor do pleito presidencial no primeiro turno, já que a contagem de votos ainda não acabou. Além disso, defende a realização de um segundo turno, mesmo que Morales tenha um desempenho eleitoral suficiente para vitória em primeiro turno. O posicionamento foi definido em reunião nesta quarta-feira e compartilhado em um informe preliminar.

Durante encontro nesta quarta-feira, o diretor da missão na Bolívia, Gerardo de Icaza, sugeriu a convocação de um segundo turno nas eleições presidenciais, mesmo que Morales consiga uma vantagem superior a 10 pontos porcentuais sobre o segundo colocado, o ex-presidente Carlos Mesa.

Concluída a apuração, caso a diferença seja superior, estatisticamente é razoável afirmar que é por porcentagem ínfima. Diante do contexto e dos problemas evidenciados no processo eleitoral, seria uma melhor opção convocar um segundo turno, declarou.

Nesta manhã, o presidente Evo Morales denunciou a tentativa de um golpe de Estado na Bolívia, que teria apoio da direita internacional. Ele também decretou estado de emergência e convocou uma mobilização em defesa da democracia.

Em seu discurso, Morales ainda afirmou que tem evitado a violência. Não temos entrado em confronto, mas quero dizer ao povo boliviano [que decreto] estado de emergência e mobilização pacífica constitucional para defender a democracia.

O presidente boliviano também acusou a oposição de tentar fraudar as eleições e de racismo contra indígenas. Vamos defender a democracia, o povo organizado recuperou a democracia. Quero dizer à direita boliviana, não sejam responsáveis pelo enfrentamento boliviano, não semeiem o ódio. Somos todos uma grande família, disse.

A tensão gerada pela apuração dos votos na eleição presidencial da Bolívia cresceu após o vice-presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), Antonio Costas, renunciar ao cargo em resposta à suspensão da contagem rápida, que ele chamou de “decisão desatinada”. O juiz escreveu, em sua carta de demissão, que essa ação “levou ao descrédito de todo o processo eleitoral, causando um levante social desnecessário”.

A Bolívia tem dois sistemas de apuração: o Sistema de Transmissão dos Resultados Preliminares Eleitorais é mais rápido, enquanto a contagem manual é mais lenta. A divulgação dos números da apuração rápida foi interrompida e retomada, o que gerou suspeitas de que o processo estaria sendo manipulado para favorecer a reeleição de Morales, e desencadeou protestos nas ruas.

Até o momento, ainda não se confirmou se a eleição presidencial terá ou não segundo turno. Pelas regras do país, para vencer no primeiro turno o candidato deve obter 50% mais um dos votos ou atingir ao menos 40%, com uma diferença de pelo menos 10 pontos para o segundo colocado.

A contagem do sistema rápido permanece parada desde a noite de segunda-feira em 95,63% dos votos apurados, sendo 46,4% para Morales e 37,07% para Mesa.

Must Read

Pernambuco já realizou mais de 1,8 mil testes de Covid-19 nos jogos de futebol

Com a liberação da presença de torcida nos jogos de futebol profissional em Pernambuco, a testagem para a doença é fundamental para o monitoramento...

Marília Mendonça e Maiara e Maraisa estrelam campanha na Times Square

As patroas deslancharam para o mundo! Nesta quinta (21), Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraísa estamparam um telão na Times Square, principal...

Com propostas em mãos, ex-auxiliar do Real Madrid e ex-técnico do Flu está muito próximo de acertar com time brasileiro

O treinador fez grande trabalho no Palmeiras e chegou a ser auxiliar de Luxemburgo no Real Madrid De volta ao futebol brasileiro, o técnico Paulo Campos já...

Palas Pinho 20 anos de carreira no movimento brega

Palas Pinho uma das artistas mais respeitadas e querida do cenário musical Pernambucano, completa 20 anos de carreira no movimento brega, em 2001 ela implaca...

Secretaria do Trabalho estadual abre inscrições para Fenearte 2021

Quatro estandes serão disponibilizados para empreendimento solidários num dos espaços mais nobres da cultura pernambucana A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco abre,...