Início Esporte Noite de saques e incêndios aumenta tensão social no Chile - Folha...

Noite de saques e incêndios aumenta tensão social no Chile – Folha de S.Paulo

Saques em um hotel e em vários supermercados, além de incêndios em diferentes partes do Chile registrados na madrugada desta quarta-feira (27), aumentaram a tensão na crise social que atinge o país há seis semanas.

Em resposta à noite de protestos, o presidente Sebastián Piñera convocou uma reunião de emergência com diversos ministros na sede do governo para esta quarta, um dia depois de pedir que o Exército volte às ruas para defender a infraestrutura do país.

Segundo o ministro da Defesa, Alberto Espina, os protestos que começaram em resposta ao aumento da tarifa do metrô há mais de um mês e passaram a abarcar pautas mais amplas, como a reforma constitucional estão “alcançando níveis de violência que não eram vistos desde o retorno à democracia”, em 1990. 

A cidade de La Serena, um resort à beira-mar na costa norte do país, registrou um dos episódios mais violentos: o tradicional hotel Costa Real, no qual trabalham 60 funcionários, foi saqueado e queimado por homens encapuzados.

Na cidade portuária de San Antonio, na região de Valparaíso, a fúria foi repetida com atos de vandalismo que incluíam o ateamento de fogo às instalações do jornal local El Líder. Em outubro, a sede do diário El Mercúrio, em Valparaíso, já havia sido incendiada.

Ao sul, em Concepción, uma manifestação terminou com incidentes violentos entre homens encapuzados e a polícia.

Já em Santiago, a estação de metrô República localizada em um distrito universitário no centro sofreu novamente danos que obrigaram as autoridades a suspender sua operação, acrescentando um novo problema à rede ferroviária metropolitana, que já teve mais de 70 estações danificadas desde o início dos protestos, em 18 de outubro.

Em várias partes do país, os panelaços voltaram com força na noite de terça-feira (27), depois de ser noticiado que o estudante universitário Gustavo Gatica ficou totalmente cego devido às balas disparadas por oficiais há algumas semanas. Mais de 200 pessoas já tiveram a visão danificada nas manifestações.

Na manhã de quarta, o movimento “No+Tag” que exige uma queda nos preços das tarifas rodoviárias retomou as principais vias de acesso de Santiago, causando engarrafamentos.

Piñera também desistiu de participar da conferência do clima COP 25, que será realizada de 2 a 13 de dezembro, em Madri. A informação foi confirmada pela ministra do Meio Ambiente, Carolina Schmidt, em um café da manhã com sua par espanhola, Teresa Ribera, informou o jornal La Tercera.

O Chile sediaria a conferência, mas desistiu logo após o começo dos protestos.

Must Read

Durante encontro, João Campos e Danilo Cabral reforçam apoio a Hélio Guabiraba

O candidato a deputado estadual Hélio Guabiraba se reuniu mais uma vez com o prefeito do Recife, João Campos, e com o candidato a...

Festival terá shows de Luiza Sonza e Iza, no Recife

No dia 26 de novembro, na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, vai rolar a primeira edição do La Folie...

Academia Recife oferece acompanhamento nutricional gratuito

Aliar um acompanhamento nutricional à prática frequente de exercícios físicos é fundamental para pessoas que buscam uma maior qualidade de vida. Quem mantém uma...

Série que marca estreia de Ludmilla na televisão ganha data de estreia

A plataforma de streaming Globoplay anunciou, na última quinta-feira (11), a data de início da segunda temporada de Arcanjo Renegado, série que marca a estreia...

Anne Heche morre aos 53 anos após acidente de carro

A atriz Anne Heche teve sua morte confirmada nesta sexta-feira (12), aos 53 anos. Ela estava em coma desde o último dia 5, após...