Início Esporte Mulher com meningite tem morte encefálica confirmada em Varginha - Varginha Online

Mulher com meningite tem morte encefálica confirmada em Varginha – Varginha Online

O Hospital Humanitas de Varginha confirmou na tarde desta sexta-feira (25) a morte encefálica de uma paciente com meningite. De acordo com o hospital, a mulher de 37 anos estava internada desde a última terça-feira (22) com meningite bacteriana Streptecoccus pneumoniae. Mesmo com o atendimento preciso e isolamento da bactéria, a evolução da doença levou a paciente a morte encefálica.

Ainda segundo o hospital, diferente do último caso registrado no município, o tipo de bactéria desta paciente não gera a necessidade de profilaxia (tratamento medicamentoso) por parte das pessoas de seu convívio. A instituição segue acompanhando a paciente e seus familiares sobre a possibilidade de doação de seus órgãos.

 A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. 

 O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.

A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

A meningite de origem infecciosa pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. 

O quadro clínico, em geral, é grave e caracteriza-se por febre, cefaleia, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental, sinais de irritação meníngea e outros.

A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia.

Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e limpos.

Vacinas: estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:

a) Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: protege contra a Doença Meningocócica causada pelo sorogrupo C;

b) Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.

c)  Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.

d) Vacina BCG: protege contra as formas graves da tuberculose e nos casos de meningite.

– Procurar os serviços de saúde UPA e Pronto Atendimento sempre que apresentarem sintomas como: dor de cabeça, vômitos, febre alta, rigidez de nuca (pescoço endurecido), manchas no corpo.

– Não tomar medicamento sem prescrição médica, principalmente antibiótico;

– Notificar os casos suspeitos, para o Setor de Epidemiologia.

– Colocar o calendário de vacina em dia, principalmente da criança.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no RSS.

Must Read

Tierry dá beijão em bailarina na ‘Dança dos Famosos’

Parece que alguém levou o hit “Ela só pensa em beijar” de MC Leozinho ao pé da letra. Tierry trocou um beijão com a...

Banda Labaredas comemora 40 anos de carreira em grande estilo

Conde Só Brega e banda sentimentos estão entre as atrações do brega dos namorados no Clube Português No próximo dia 11 de Junho, a banda...

ARIES apresenta projetos do CITInova em evento de tecnologia e inovação em SP, nesta quarta-feira

O MundoGEO ocorrerá entre os dias 17, 18 e 19 de maio, de forma híbrida   A diretora de projetos da Agência Recife de Inovação e...

Após ser flagrada fumando antes do show, Isadora Pompeo pede perdão

A cantora gospel Isadora Pompeo realizou um show na última quarta-feira (11), na cidade de Eunápolis (BA), que está repercutindo bastante na região Sul...

Mãe de MC Kevin desabafa em 1 ano da morte do cantor: “Dias longos e difíceis”

Há 1 ano, Kevin Bueno Nascimento, popularmente conhecido como MC Kevin, faleceu após cair do 5º andar de um hotel na Barra da Tijuca,...