Início Cotidiano Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho

Inclusão produtiva é tema de encontro entre INW e organizações sociais parceiras de Pernambuco

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pernambuco teve a segunda maior taxa de desemprego de todo o país. O aumento da pobreza e os prejuízos causados pelas fortes chuvas no Grande Recife fizeram aumentar a parcela da população desempregada. No primeiro trimestre deste ano, um contingente de 754 mil pessoas estava à procura de emprego. Além da falta de vagas, a baixa qualificação profissional faz com que muitas pessoas fiquem à margem do mercado.

Com o objetivo de promover a cidadania ativa, o Instituto Nelson Wilians apoia diversas organizações sociais que atendem jovens e mulheres em estado de vulnerabilidade.

Nesta quinta-feira (4), a fundadora e presidente do INW, a advogada Anne Wilians, e o gerente de projetos sociais, William Ruiz, vão se encontrar com representantes de organizações sociais da Região Metropolitana do Recife, que recebem apoio financeiro do instituto por meio do Edital INW 2022.

“Sabemos que a falta de acesso a uma educação de qualidade e a falta de oportunidades de qualificação profissional são alguns dos principais obstáculos para os jovens em estado de vulnerabilidade acessarem o mercado de trabalho. Por isso, uma das prioridades do INW é apoiar programas de inclusão produtiva e incentivar a capacitação profissional desses jovens na região em que vivem”, explica Anne Wilians.

Na parte da manhã, a presidente e o gerente de projetos sociais do INW visitarão a Escola Dom Bosco, na Capital, para um balanço sobre o andamento dos projetos que recebem aporte financeiro do INW. Além de uma compreensão do uso dos recursos financeiros aportados, eles irão se encontrar com jovens beneficiários para ver de perto o impacto desses projetos na vida deles. No período da tarde, eles visitarão o Centro Educacional Dom Bosco, em Jaboatão dos Guararapes, para, além de validarem a prestação de contas do Edital INW 2022, dialogarem com os alunos beneficiários.

Na sequência, irão se reunir com o time de voluntários da campanha SOS CHUVA, mobilização social em prol das famílias que sofreram com as fortes chuvas na região.

Desde 2018, o INW vem colocando em prática diversos projetos em Pernambuco, como o Multiplicadores do Saber: Construindo Pontes, Líderes que Inspiram, Compartilhando Direito e o Edital INW 2022. Para o segundo semestre, está programada a realização do Mutirão Jurídico, projeto que visa a promoção do acesso à justiça por meio da orientação jurídica para o público de organizações sociais parceiras.

“A ideia inicial era a realização do projeto no início de junho, mas com as fortes chuvas no Grande Recife precisamos investir energia de outra forma. Nesse período de chuvas intensas, apoiamos diretamente a campanha SOS CHUVA, com estratégia de comunicação e fomento à cultura de doação. Agora, iremos retornar com o Mutirão Jurídico, no Estado”, conta William Ruiz.

O INW, entidade sem fins lucrativos, foca nas áreas de Educação e Direito e está conectado a 140 organizações que também impulsionam o rompimento das barreiras da desigualdade e da vulnerabilidade. O investimento principal é na capacitação de jovens, mulheres e agentes de transformação social. Em apenas cinco anos, o instituto já atendeu mais de 60 mil pessoas diretamente e outras cerca de cem mil indiretamente.

“Nossas iniciativas têm como propósito a emancipação das pessoas e a promoção da justiça social. Por meio delas, o INW quer possibilitar também aquilo que deveria ser parte da formação de todo cidadão: educação e conhecimento de seus direitos”, complementa Anne.

Must Read

Petrolina realiza ações de prevenção à Saúde Bucal com crianças em escola

Como falar de saúde bucal e não falar também de prevenção? Uma das prioridades da Secretaria de Saúde de Petrolina, além da ampliação de...

Marília tem 35%. Raquel, Anderson e Danilo 12%. Miguel 11%

Mais um levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) apontou a liderança isolada de Marília Arraes (SD) na disputa pelo Governo...

Hélio Guabiraba reforça compromisso com a Optometria

O candidato a deputado estadual Hélio Guabiraba (PSB) lançou mais uma proposta de sua campanha nesta semana: a ampliação da defesa dos optometristas que...

Técnico Jorge Jesus pode voltar ao Brasil

“Um regresso de Jorge Jesus ao futebol brasileiro volta a ganhar força”, diz o jornal português Record. E acrescenta: “Sabemos que têm decorrido conversas nos últimos...

Murilo Benício, Juliano Cazarré e Isabel Teixeira são elogiados por cena em ‘Pantanal’

O capítulo exibido na última segunda-feira (26) do remake da novela ‘Pantanal’ trouxe uma das cenas mais aguardadas pelos telespectadores: a vingança de Tenório (Murilo Benício). O...