Início esporte Manifestantes fecham ruas da Bolívia em protesto contra reeleição de Evo Morales...

Manifestantes fecham ruas da Bolívia em protesto contra reeleição de Evo Morales – G1

Na manhã desta sexta-feira, houve interdição de algumas vias no norte e no sul de La Paz. Testemunhas da Reuters não relataram incidentes violentos porém, na noite de quinta, manifestantes entraram em confronto com forças de segurança nas ruas da cidade.

O diretor da Unidade Operativa de Trânsito de La Paz, Abel Claros, disse que a cidade amanheceu com bloqueios concentrados fundamentalmente na zona sul em protesto contra os resultados das eleições gerais. “Na zona central, a situação é quase normal”, afirmou aos repórteres.

Na noite de quinta-feira, com 99,99% das urnas apuradas, a contagem de votos mostrou que Evo obteve 47,07% dos votos; Mesa obteve outros 36,51%.

O vice-ministro do Orçamento e da Contabilidade Fiscal, Jaime Duran, disse que o conflito dos últimos dias “sem dúvida” terá um efeito sobre a economia, que mesmo assim “tem uma grande capacidade de resposta”.

Primeiro presidente de origem indígena na Bolívia, Evo se elegeu pela primeira vez em 2006. Ele acusa a oposição de tentar um golpe de Estado ao não reconhecer o resultado das eleições, que ocorreram no domingo passado.

Os protestos começaram ainda no domingo, quando uma contagem oficial de votos foi suspensa durante quase 24 horas enquanto os resultados apontavam a necessidade de um segundo turno. Evo, de 59 anos, insistia que seu partido Movimento ao Socialismo (MAS) obteria vitória ainda na primeira rodada.

“Tem que haver um segundo turno… a justiça eleitoral lamentavelmente não é confiável”, disse nesta sexta-feira Marco Antonio Fuentes, parlamentar de La Paz.

O ex-presidente e candidato opositor do partido Comunidade Cidadã, Carlos Mesa, de 66 anos, disse nesta sexta-feira ao canal Unitel que “o governo está desprezando o voto popular, o governo está desprezando as gigantescas mobilizações em todos os departamentos do país… (e) uma paralisação indefinida que é cumprida rigorosamente”.

A equipe de observadores oficiais da Organização dos Estados Americanos (OEA) havia recomendado na quinta-feira que a Bolívia convoque um segundo turno depois da interrupção inesperada da contagem e uma mudança repentina a favor de Evo o que irritou o presidente.

Must Read

Pernambuco já realizou mais de 1,8 mil testes de Covid-19 nos jogos de futebol

Com a liberação da presença de torcida nos jogos de futebol profissional em Pernambuco, a testagem para a doença é fundamental para o monitoramento...

Marília Mendonça e Maiara e Maraisa estrelam campanha na Times Square

As patroas deslancharam para o mundo! Nesta quinta (21), Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraísa estamparam um telão na Times Square, principal...

Com propostas em mãos, ex-auxiliar do Real Madrid e ex-técnico do Flu está muito próximo de acertar com time brasileiro

O treinador fez grande trabalho no Palmeiras e chegou a ser auxiliar de Luxemburgo no Real Madrid De volta ao futebol brasileiro, o técnico Paulo Campos já...

Palas Pinho 20 anos de carreira no movimento brega

Palas Pinho uma das artistas mais respeitadas e querida do cenário musical Pernambucano, completa 20 anos de carreira no movimento brega, em 2001 ela implaca...

Secretaria do Trabalho estadual abre inscrições para Fenearte 2021

Quatro estandes serão disponibilizados para empreendimento solidários num dos espaços mais nobres da cultura pernambucana A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco abre,...