Início esporte Manchas de óleo são encontradas em praias de Aracaju - G1

Manchas de óleo são encontradas em praias de Aracaju – G1

Na manhã deste domingo (20) manchas de óleo foram encontradas na Praia do Refúgio, em Aracaju. A substância estava distribuída em uma grande extensão de areia do local. O óleo também atingiu uma área da Praia da Atalaia. Em Sergipe, todas as 17 praias – uma soma de 163 quilômetros – além de oito rios foram atingidos. Apesar da situação, a Administração Estadual do Meio Ambiente. (Adema) informou que todas as praias de Sergipe estão liberadas para o banho. No entanto, os banhistas devem ficar atentos a presença de manchas de óleo e caso encontrem alguma substância devem alertar a Marinha em Sergipe, através do número 185.

Somente na capital sergipana, já foram recolhidas 231 toneladas da substância. De acordo com a última atualização do Ibama, foram atingidas 200 localidades dos nove estados nordestinos.

Na manhã deste sábado (19) foi iniciada a instalação das boias disponibilizadas pela Petrobras para auxiliar no combate ao avanço das manchas de óleo nos rios do estado.

Segundo a Administração Estadual do Meio Ambiente. (Adema), as barreiras foram instaladas no Rio Sergipe, numa região conhecida como Bico do Pato, em Aracaju.

A Justiça Federal determinou nesta sexta-feira (18) que a União e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aumentem o número de pessoas envolvidas na limpeza das praias atingidas pelas manchas de óleo no litoral de Sergipe –o efetivo pode contar com 60 pessoas fixas e outras 60 que podem ser remanejadas para outros estados onde a situação seja mais grave.

A decisão, da juíza Telma Maria Santos Machado, obriga ainda os órgãos de controle ambiental a informar a cada cinco dias as providências adotadas e a evolução das manchas de óleo nas praias.

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, nesta sexta-feira (18), uma ação coletiva entre os noves estados nordestinos atingidos pelas manchas de óleo. O processo pede que a Justiça Federal adote, em 24h, um plano de emergência sobre a situação. Para o MPF, a União está sendo omissa ao protelar medidas protetivas e não atuar de forma articulada no Nordeste, dada a gravidade do acidente e dos danos causados ao meio ambiente. Ainda não há decisão.

As manchas de óleo que tomam o litoral sergipano desde o dia 24 de setembro chegaram, na quinta-feira (17), a uma área de manguezal no Povoado Crastro, em Santa Luzia do Itanhy, a 76 quilômetros de Aracaju.

O local, que ainda não está incluído na última atualização da lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), está sendo monitorado pela Secretaria do Meio Ambiente do município.

No dia 5 de outubro, o estado de Sergipe decretou situação de emergência, que foi reconhecida pelo governo federal nesta segunda-feira (14) e publicada nesta terça-feira (15) no Diário Oficial da União (DOU). Os municípios são: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Estância, Itaporanga D`Ajuda, Pacatuba e Pirambu.

MANCHAS DE ÓLEO NO NORDESTE

Must Read

Com propostas em mãos, ex-auxiliar do Real Madrid e ex-técnico do Flu está muito próximo de acertar com time brasileiro

O treinador fez grande trabalho no Palmeiras e chegou a ser auxiliar de Luxemburgo no Real Madrid De volta ao futebol brasileiro, o técnico Paulo Campos já...

Palas Pinho 20 anos de carreira no movimento brega

Palas Pinho uma das artistas mais respeitadas e querida do cenário musical Pernambucano, completa 20 anos de carreira no movimento brega, em 2001 ela implaca...

Secretaria do Trabalho estadual abre inscrições para Fenearte 2021

Quatro estandes serão disponibilizados para empreendimento solidários num dos espaços mais nobres da cultura pernambucana A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco abre,...

Com propostas em mãos, ex-auxiliar do Real Madrid e ex-técnico do Flu está muito próximo de acertar com time brasileiro

O treinador fez grande trabalho no Palmeiras e chegou a ser auxiliar de Luxemburgo no Real Madrid De volta ao futebol brasileiro, o técnico Paulo Campos já...

Diogo Moraes caminha a passos lagos para renovar seu mandato na Alepe

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), está pavimentando com pedras solidas, o caminho para o seu 4º mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE)....