Início Geral Lula vira Cidadão Honorário de Paris e tem livro indicado ao Prêmio...

Lula vira Cidadão Honorário de Paris e tem livro indicado ao Prêmio Jabuti

Acesse sua conta

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que luta para deixar a prisão em Curitiba, recebeu duas boas notícias para ele nesta quinta-feira, 3: ganhou o título de Cidadão Honorário do Conselho de Paris – uma espécie de Câmara Municipal – e teve seu livro A Verdade Vencerá indicado entre os finalistas do Prêmio Jabuti, um dos principais do país.

O título de Cidadão Honorário, segundo comunicado emitido pela Prefeitura de Paris, foi um reconhecimento ao trabalho de Lula enquanto presidente (2003-2010) para reduzir as desigualdades sociais e econômicas no país – o documento afirma que o governo petista conseguiu tirar 30 milhões de brasileiros da extrema pobreza. O órgão também afirma que o petista se destacou pela “política voluntariosa de luta contra as discriminações raciais, particularmente presentes no Brasil”.

Já o livro A Verdade Vencerá, publicado pela Editora Boitempo, foi indicado com outros sete títulos, à categoria Melhor Livro Brasileiro Publicado no Exterior. A maior parte da obra é dedicada a uma longa entrevista, feita em três dias na sede do Instituto Lula, pelos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, pelo professor de relações internacionais Gilberto Maringoni e pela editora Ivana Jinkings, fundadora e diretora da editora Boitempo.

A publicação traz ainda textos de Eric Nepomuceno, Luis Fernando Verissimo, Luis Felipe Miguel e Rafael Valim. A edição também tem uma cronologia da vida de Lula, organizada pelo jornalista Camilo Vannuchi, texto de capa do historiador Luiz Felipe de Alencastro e dois cadernos com fotos históricas, que vão dos tempos no sindicato à Presidência da República.

De acordo com o regulamento do tema, para a categoria de melhor publicação no exterior serão avaliadas não só as estratégias de promoção, divulgação e distribuição fora do País, mas também a contribuição para a disseminação da cultura e da literatura brasileiras. Os jurados da categoria são a agente literária Alessandra Ruiz, a gerente de publicação Mariana Rolier e a jornalista e editora Marianna Teixeira Soares.

O livro de Lula foi publicado em parceria com a editora El Viejo Topo, que tem sede na Espanha. As obras que concorrem com A Verdade Vencerá são:

Lula está preso desde 7 de abril de 2018 na carceragem da Polícia Federal em Curitiba em razão de condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo relativo a um tríplex no Guarujá, que teria sido fruto de propina paga pela OAS em troca da obtenção de contratos na Petrobras. A pena, que havia sido fixada em 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), foi reduzida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para oito anos, dez meses e 20 dias.

Como já cumpriu um sexto da pena, Lula tem direito, desde o final de setembro, ao regime semiaberto – no qual o preso deixa a prisão durante o dia para trabalhar e volta à noite -, mas ele recusa o benefício por entender que a sua condenação foi injusta e que ele tem que ser absolvido.

A defesa do petista aposta em recurso que será analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no qual pede a anulação da condenação por suspeição do então juiz Sergio Moro, que, após condená-lo, se tornou ministro da Justiça de Jair Bolsonaro. A principal arma da defesa são os diálogos vazados pelo site The Intercept Brasil que mostram que Moro atuava em conjunto com a acusação, o Ministério Público Federal, o que é proibido na legislação brasileira.

Verificando usuário logado …

Para comentar você precisará entrar com seu usuário e senha do Abril ID ou fazer login através do Facebook ou sua conta Google

Entre     Registre-se

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Conectando a %s

Minha Nossa Senhora! Um livro que a maior parte corresponde a uma entrevista? 30 milhões de miseráveis? Número que o próprio presidiário admitiu ter inventado durante uma entrevista antes de assumir a presidência do país? Fica difícil até comentar.

Must Read

Varíola de macaco: pesquisador da Fiocruz diz que momento é de cautela

Nas últimas semanas, o aumento de casos de pessoas diagnosticadas com varíola de macaco (Monkeypox, em inglês) vem aumentando no mundo inteiro.

De Bruyne é eleito o melhor jogador da Premier League 2021/22

A Premier League ainda aguarda ansiosamente a rodada final da temporada, para saber se o troféu ficará com Manchester City ou Liverpool....

Felippe Valadão é acusado de atacar religiões de matriz africana

O pastor Felippe Valadão, líder da Lagoinha Niterói, foi acusado de ter atacado religiões de matriz africana em um evento oficial de Itaboraí,...

Suspeita de envenenar enteados postou vídeos de oração por jovem morta

Acusada de envenenar os enteados, Cíntia Mariano Dias Cabral, de 49 anos, chegou a postar vídeos pedindo oração e desejos de melhoras...

Cantor gospel Jairo Bonfim sofre acidente de carro

O cantor gospel Jairo Bonfim sofreu um acidente de carro na manhã desta quinta-feira (19). O veículo, onde ele estava, bateu em um animal...