Lula pode sair da cadeia e internet reage

Segundo reportagem da jornalista Mônica Bergamo, o ex-presidente Lula está próximo de deixar a cadeira em Curitiba. Ele que está preso desde abril do ano passado, está sendo pressionado por sua família e namorada a aceitar cumprir pena em regime semiaberto em sua residência em São Bernardo dos Campos, SP.

Com a repercussão da matéria, os internautas petistas e simpatizantes de Lula levantaram uma tag que está em destaque no Twitter #SoltemLulaImediatamente com mais de 55 mil menções. Acompanhe algumas delas:

— Mulheres_arretadas_de_esquerda (@ArretadasDe) September 28, 2019

— Karla 💯%♥️🌺 (@KarlaVa32508121) September 28, 2019

— BeteVR Resistir! (@VrBete) September 28, 2019

— Lêda Lula da Silva (@leda_lula) September 28, 2019

O Ministério Público Federal (MPF), nesta sexta-feira (27), solicitou à Justiça que o ex-presidente Lula cumpra a pena em regime semiaberto. Lula está preso desde abril de 2018 na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba por condenação do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O documento assinado por 14 procuradores da Lava-jato diz que Lula cumpre o requisito de bom comportamento. No entanto, o MPF solicita que a defesa do ex-presidente seja ouvida antes de qualquer de progressão de regime.

“[…] o cumprimento da pena privativa de liberdade tem como pressuposto a sua execução de forma progressiva, consoante estabelecido no art. 112 da Lei de Execuções Penais (LEP), visando à paulatina reinserção do preso ao convívio social. Trata-se de direito do apenado de, uma vez preenchidos os requisitos objetivos e subjetivos, passar ao cumprimento da pena no regime mais benéfico“, diz parte do documento.

A defesa do ex-presidente Lula insiste em provar a inocência do petista e reconhece a condenação como injusta. Sobre a manifestação do MPF, o advogado Cristiano Zanin afirmou ao site G1 que pretende conversar com Lula sobre o assunto da progressão de pena já na próxima segunda-feira (30).

“O ex-presidente Lula deve ter sua liberdade plena restabelecida porque não praticou qualquer crime e foi condenado por meio de um processo ilegítimo e corrompido por flagrantes nulidades“, diz o advogado de defesa Cristiano Zanin.

seu endereço de e-mail não será publicado

Bem-vindo à sua conta!

recuperar a sua senha

Uma senha será encaminhada para você, por e-mail (caso esteja demorando a receber, verifique sua pasta spam).