Em entrevista à jornalista Cynara Menezes, do site socialista morena, o ex-deputado Jean Wyllys respondeu as perguntas polêmicas, dentre elas, o papel de Ciro Gomes na esquerda brasileira. ”Os esquerdomachos como Ciro Gomes estão metendo os pés pelas mãos. Ciro escolheu o pior caminho para ‘dialogar’ com o eleitorado conservador reacionário: fortalecer os seus preconceitos. A menção à palestra de Márcia Tiburi foi mais que infeliz, foi uma covardia“, disse Jean Wyllys.
Ainda na entrevista, Jean Wyllys aproveitou a ocasião para alfinetar o partido de Ciro Gomes, o PDT, e também o PT. No entanto, a crítica ao Partido dos Trabalhadores não chega a Lula. Para o jornalista e ativista da causa LGBT, o ex-presidente petista é um exemplo admirável.
”E aí nós vemos o PDT agindo como o PT agiu no episódio do Escola sem Homofobia, como o PSOL no segundo turno das eleições municipais do Rio de 2016 e como o PCdoB em relação a Manuela D’Ávila quando ela se tornou o alvo preferencial das fake news no segundo turno das eleições de 2018, permitindo que ela fosse apagada da campanha para ‘o bem’ da chapa. Com todo o respeito que tenho a Haddad, ele não passou por um quinto do que ela passou.
E a melhor forma de se proteger das fake news não é deixar suas vítimas preferenciais sozinhas com as hienas. O correto seria os partidos e/ou as coligações fortalecerem as vítimas, criarem um escudo discursivo e de desmentidos que as protegesse e mostrasse que não estão sós. Só agora eu vejo algum movimento para levar a sério o que passamos. Então, voltando aos esquerdomachos, há aqueles com disposição para se reinventar, de ouvir as novas vozes, de se abrir para as novas agendas.
Lula é o melhor exemplo nesse sentido; e olha que se levamos em conta a idade de Ciro Gomes, Haddad e Marcelo Freixo comparada à de Lula, Lula se torna um exemplo mais admirável. Mesmo gente mais nova, como é caso do Túlio Gadelha, acaba sendo menos aberto à divisão de poder do que Lula, que indicou o primeiro negro para o STF e fez de uma mulher sua sucessora. Os esquerdomachos têm muito a aprender com ele”, finalizou Jean Wyllys.
seu endereço de e-mail não será publicado
Bem-vindo à sua conta!
recuperar a sua senha
Uma senha será encaminhada para você, por e-mail (caso esteja demorando a receber, verifique sua pasta spam).