Início esporte Força-tarefa retira 525 toneladas de óleo em 2 dias em AL, PE...

Força-tarefa retira 525 toneladas de óleo em 2 dias em AL, PE e BA – UOL

A Marinha do Brasil informou hoje, em nota, que as operações para retirada das novas manchas de óleo na costa recolheram, entre sexta-feira (18) e ontem, 525 toneladas do material nos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco.

Participaram da ação, além de militares da Marinha, agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Petrobras, estados, municípios e voluntários.

“O esforço coordenado desses órgãos, a despeito das dificuldades, e a ação de voluntários já recuperaram a maioria das praias, coletando mais 525 toneladas de resíduos”, informa o texto.

Além dos três estados informados na nota, Sergipe também contou com retiradas de óleo das praias durante esta semana.

Segundo a Marinha, as manchas de óleo atingiram 2.250 km da costa nordestina, de Alcântara (MA) a Salvador.

Pelo balanço de ontem do Ibama, havia 200 praias já contaminadas pelo óleo na região. O número de municípios não foi informado, mas até a sexta eram 72 as cidades atingidas.

Segundo a Marinha, não foram avistadas manchas ao sul de Salvador, o que sugere que o óleo vazado encontra seu limite ao sul na capital baiana. Entretanto, não é possível ter certeza já que se trata de um evento inédito em duração e extensão, além de não se conhecer ainda o local de vazamento dos resíduos.

“Bala perdida se projetou em toda costa”

Segundo o chefe do Estado Maior do Comando de Operações Navais, almirante Alexandre Rabello de Faria, existem dificuldades operacionais em conseguir descobrir a origem do vazamento.

“Nossa área de investigação é 800 km horizontal e 500 km vertical. Estamos vendo dados desde agosto, foram investigados 1.060 navios de interesse na área. Não quer dizer que só esses trafegaram, é muito mais que isso”, disse, durante audiência pública no Senado na quinta-feira.

A Marinha, entretanto, filtrou os dados e convocou 30 embarcações de 10 países diferentes para que prestem esclarecimentos.

“Temos uma bala perdida, que se projetou em toda costa. Temos a evidência, mas estamos procurando a arma e quem usou. A dificuldade é muito grande”, comparou o almirante.

Must Read

Pernambuco já realizou mais de 1,8 mil testes de Covid-19 nos jogos de futebol

Com a liberação da presença de torcida nos jogos de futebol profissional em Pernambuco, a testagem para a doença é fundamental para o monitoramento...

Marília Mendonça e Maiara e Maraisa estrelam campanha na Times Square

As patroas deslancharam para o mundo! Nesta quinta (21), Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraísa estamparam um telão na Times Square, principal...

Com propostas em mãos, ex-auxiliar do Real Madrid e ex-técnico do Flu está muito próximo de acertar com time brasileiro

O treinador fez grande trabalho no Palmeiras e chegou a ser auxiliar de Luxemburgo no Real Madrid De volta ao futebol brasileiro, o técnico Paulo Campos já...

Palas Pinho 20 anos de carreira no movimento brega

Palas Pinho uma das artistas mais respeitadas e querida do cenário musical Pernambucano, completa 20 anos de carreira no movimento brega, em 2001 ela implaca...

Secretaria do Trabalho estadual abre inscrições para Fenearte 2021

Quatro estandes serão disponibilizados para empreendimento solidários num dos espaços mais nobres da cultura pernambucana A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco abre,...