Início esporte Flamengo é o time brasileiro mais conhecido no exterior, diz pesquisa

Flamengo é o time brasileiro mais conhecido no exterior, diz pesquisa

Flamengo ? o time brasileiro mais conhecido no exterior, diz pesquisa

Para quem acompanha futebol, seja aquele visto pela TV ou o futebol ao vivo, as fronteiras de um país não significam impor um limite para acompanhar os times ao redor do mundo. Quando o assunto é o Brasil, que já deu ao mundo jogadores como Pelé, Garrincha, Ronaldo e Roberto Carlos, o interesse pelo que produzimos por aqui.

Por isso, os times brasileiros ainda são vistos pelos torcedores ao redor do mundo. Para além do interesse em jovens jogadores que estejam despontando nos gramados brasileiros, há o desejo de acompanhar times que já conquistaram torneios internacionais, como Flamengo, Corinthians, São Paulo e Internacional.

Pensando nisso, o Ibope Recupom contabilizou as citações geolocalizadas fora do Brasil entre os dias 1º e 13 de dezembro do ano passado. Foram computadas 7,5 milhões de citações, em plataformas como Facebook, Twitter e Instagram, e mídias sociais, como blogs, news e YouTube.

O primeiro da lista é o Flamengo, que foi citado mais de 1,8 milhão de vezes (25,7% do total). Seguido pelo atual campeão brasileiro, Palmeiras (12,7%) e seu arquirrival, Corinthians (10,4%). O primeiro clube fora do eixo Rio-São Paulo é o Grêmio, quarto colocado, com 8,6%.

Confira a lista completa abaixo:

Flamengo – 25,7%Palmeiras – 12,7 %Corinthians – 10,4%Grêmio – 8,6%Santos – 7,3%Vasco da Gama – 7,1%Cruzeiro – 6,3%Fluminense – 5,8%São Paulo – 5,0%Bahia – 3,8%Botafogo – 3,0%Chapecoense – 2,6%Internacional – 1,7%Atlético-MG – 1,3%Athletico-PR – 0,9%Vitória – 0,8%Paraná – 0,6%Sport – 0,3%Ceará – 0,2%América-MG – 0,2%

Além do Ibope Repucom, o canal de TV Fox Sports Brasil também resolveu averiguar qual é o clube brasileiro mais conhecido no exterior, no quadro Uma Só Pergunta. Ao entrevistar 50 torcedores gringos, cada um deles poderia escolher 5 times brasileiros. A lista final terminou com Flamengo (37 votos), Corinthians (30), São Paulo (26), Palmeiras (25) e Grêmio (22). 

“No fundo, o Grêmio na 5ª colocação representa o fato de ter ganho  a Libertadores recentemente. O Flamengo, mesmo sem ser campeão desde 1981, está todo dia no noticiário. As notícias se espalham mais hoje em dia. Os torcedores sabem que o Palmeiras tem um alto investimento e que o Corinthians ganhou dois campeonatos brasileiros nos últimos quatro anos. O mundo está globalizado”, avaliou o comentarista Paulo Vinicius Coelho, da Fox Sports.

A pesquisa do Ibope Recupom também analisou os dados por continentes e países, com informações reunidas referentes às Américas do Norte, Central e do Sul (exceto o Brasil), Europa e Ásia.

A América do Norte foi o local com maior procura por clubes brasileiros, com 33% do total e destaque para os Estados Unidos (28%). A segunda posição ficou com a Argentina (13%) e, em terceiro Espanha (5%).

O Flamengo lidera em três dos cinco continentes, América do Norte, Ásia e Europa. Na América do Sul, o mais citado foi o Grêmio, campeão da Libertadores 2017 e semifinalista da competição este ano, diante do mesmo Flamengo. 

Fato curioso é o Bahia, que foi o clube mais citado na na América Central, seguido por Flamengo, Vitória, Palmeiras e Santos.

*Com informações da assessoria de comunicação

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Must Read

Na Anatel, André Ferreira recebe compromisso de ampliação do serviço de telefonia em 50 municípios do interior do Estado

Na Anatel, André Ferreira conquista ampliação do serviço de telefonia em 50 municípios do interior do Estado. O deputado federal André Ferreira (PSC-PE) se reuniu...

Municípios do Sertão avançam no Plano de Convivência

Nas gerências regionais com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, estabelecimentos poderão funcionar até às 20h   O Governo de Pernambuco, após análise...

Agrestina vivencia São João “Cada qual na sua casa” com forró volante pelas ruas da cidade e vilas

Neste ano de 2021 o tradicional São João de Agrestina será diferente, com “Cada qual na sua casa”. Esse foi o tema escolhido pela...

SÃO JOÃO EM CASA

Elba Ramalho, Mastruz, Limão com Mel: confira 11 lives para assistir no São João Bohemia

Itália dispensará uso obrigatório de máscara ao ar livre a partir do dia 28

Após ter sido um dos primeiros países a viver a realidade do coronavírus e entrar em crise sanitária, chegou a vez da Itália de...