Início Politica Em vídeo, Charlles revela que já recebeu várias propostas para comprar ‘lotes...

Em vídeo, Charlles revela que já recebeu várias propostas para comprar ‘lotes de votos’ em municípios pernambucanos

Na última quarta-feira, 21 de setembro, um vídeo publicado por Charlles e Tiringa no canal Comédia Selvagem tem gerado repercussão, principalmente pelo fato de expor a compra de votos em vários munícipios pernambucanos, o chamado voto de cabresto.

A dupla lançou candidatura coletiva a deputado federal por Pernambuco e tem usado as redes sociais para conquistar o eleitorado.

Charlles revelou que em muitas cidades que tem passado com a ‘Comitiva 2800’, recebeu propostas para comprar lotes de votos a partir de representantes comunitários, vereadores e ex-vereadores.

“Eu tenho até nomes aqui de cidades que o cara chegou em mim e diz: Charlles, eu já fui candidato aqui, tirei 300 votos, 219 votos. Outros chegam e dizem que têm 700 votos, que é um cabo eleitoral forte na comunidade, chama para conversar. O que ele quer dizer com isso? vamos “conversar”. Quer saber quanto você paga”, revelou Charlles , “Eu não estou mentido, praticamente em todas as cidades”, enfatiza.

O candidato explica que alguns eleitores já chegaram até ele e declaram voto a sua candidatura, mas demostram o medo de expor para não sofrer perseguição política em seu município.

“Pessoas que chegam caladinhas e dizem: Charlles, eu admiro muito você, acredito no potencial de vocês, pode ter certeza, se você só tiver um voto aqui em Panelas, vou falar a cidade, é meu”, explicou Charlles.

Por fim, o youtuber alerta que o voto é um dos principais instrumentos por meio do qual o eleitor escolhe seus representantes, sendo esses políticos eleitos para tomar decisões que podem gerar impactos positivos ou negativos para a polução.

“Vocês que acompanham nosso trabalho, acreditam no nosso caráter e na nossa proposta, dá esse voto de apoio a gente. Não caiam na lábia desses malandrões aí”, disse Charlles.

Sobre o vídeo

Na publicação, o filho de Tiringa, chamado Tõe, estaria supostamente vendendo voto por R$ 100, mas tudo não passou de uma pegadinha realizada por Charlles para conscientizar a população sobre a importância de não vender o voto.

Sobre o voto de cabresto

Essa prática de acesso aos cargos eletivos ocorre por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico.

De acordo com Glossário Eleitoral do TSE: “Diz-se do voto dado pelo eleitor aos candidatos que lhe são inculcados por um chefe político ou cabo eleitoral, sem que o votante – denominado ‘eleitor de cabresto’ – saiba exatamente em quem vota, ou por que vota”.

Tocador de vídeo

 

Must Read

Elirio Dambros fala sobre prós e contras do uso de fraldas descartáveis

Que as fraldas descartáveis vieram para facilitar a vida dos pais, disso ninguém tem dúvida. No entanto, ainda se investiga os impactos causados pelo seu uso na saúde...

Toguro do Sport? Influencer exibe faixa do Leão da Ilha em partida do Brasil na Copa do Mundo

Influencer foi um dos mais compartilhados no ano, com vídeos motivacionais em situações inusitadas Um personagem que marcou a internet em 2022 conquistou os torcedores...

Nome de Gilson Machado já é favorito para disputa municipal em 2024

O atual diretor-presidente da Embratur e ex-Ministro do Turismo segue sendo principal referência em apoio, fidelidade e alinhamento com Bolsonaro, para os conservadores no...

Brasil vence a Suíça e está classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo

Vitória contra a Suíça fez o Brasil garantir matematicamente a classificação para as oitavas de final O Brasil já garantiu vaga nas oitavas de final...

Alerta laranja de perigo de chuvas intensas em Afrânio e Petrolina

Os municípios de Afrânio e Petrolina estão em alerta laranja de perigo potencial de chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), previsão...