Início Politica Datafolha: Com 50% dos votos válidos, Lula amplia chance de vencer no...

Datafolha: Com 50% dos votos válidos, Lula amplia chance de vencer no 1º turno

O Instituto Datafolha divulgou, na noite desta quinta-feira (22), uma nova rodada da pesquisa que analisa a preferência dos eleitores em relação aos candidatos à Presidência da República. O ex-presidente Lula (PT) oscilou dois pontos para cima, e marcou 47%. Jair Bolsonaro (PL) se manteve com 33%. Entre os votos válidos, onde são desconsiderados brancos e nulos, o petista atinge 50% e pode vencer no primeiro turno.
 
 
Vale lembrar que nas eleições o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera apenas os votos válidos. Para que o pleito seja decidida no dia 2 de outubro, um candidato precisa atingir 50% mais um voto.
 
 
O levantamento mostra ainda que Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) seguem empatados por meio da margem de erro, de dois pontos percentuais. O pedetista oscilou um ponto para baixo, de 8% para 7%, e a emedebista continuou com a marca obtida no último levantamento, de 5%.
 
 
Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 2% para 1%. Os candidatos Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Leo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelman (PTB) não pontuaram.
 
 
Brancos e nulos marcam 4%, e 2% dizem não ter decidido ainda em quem votar.  A pesquisa desta sexta-feira foi realizada entre terça (20) e esta quinta e entrevistou 6.754 pessoas, acima de 16 anos, em 343 cidades. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-04180/2022.
 
 
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela empresa Folha da Manhã S/A, que edita o jornal Folha de S.Paulo, e pelo grupo Globo ao custo de R$ 473.780.
 
 
Eleitores até 2 salários mínimos: Bolsonaro se torna mais impopular e Lula cresce
 
 
Grupo de entrevistados de maior representatividade na pesquisa Datafolha, que representa 51% do total, os eleitores que ganham até dois salário mínimos apresentaram uma intensa movimentação na preferência de voto. Lula, que lidera no segmento, se tornou mais forte: o petista cresceu de 52% para 57%, em relação ao levantamento de 15 de setembro.
 
 
Já Bolsonaro se tornou mais impopular: de 27% da intenção de votos, o presidente caiu para 24%. Apesar dos esforços para trazer benefícios econômicos aos brasileiros, como o Auxílio Brasil turbinado, as bolsas para caminhoneiros e taxistas e uma redução nos preços dos combustíveis, o chefe do Executivo não conseguiu crescer no grupo.
 
 
A queda pode ser justificada porque nenhuma das ações do presidente foi capaz de diminuir o preço dos alimentos, que tem afetado o carrinho de compras dos brasileiros e até mesmo feito outros 30 milhões a não terem nada para comer em, ao menos, três refeições diárias.
 
No entanto, as medidas tiveram efeito na classe média baixa que é impactada pelos alívios na gasolina: os eleitores que recebem entre 2 a 5 salários mínimos — o que representam 34% da amostra da Datafolha. De um empate em que tinha desvantagem a Lula, de 39% a 40% para o petista, Bolsonaro subiu para 43%, ante 36% do adversário.
 
 
Segundo turno
 
Lula seria o próximo presidente do Brasil caso o segundo turno da eleição presidencial fosse decidido nesta quinta-feira (22/9). O petista marca 54% da preferência do eleitorado ouvido pela pesquisa, ante 38% de Bolsonaro. Os dois candidatos permaneceram com os mesmos percentuais do último levantamento. Outros 7% afirmam que votariam em branco e 2% não opinaram.

Must Read

Elirio Dambros fala sobre prós e contras do uso de fraldas descartáveis

Que as fraldas descartáveis vieram para facilitar a vida dos pais, disso ninguém tem dúvida. No entanto, ainda se investiga os impactos causados pelo seu uso na saúde...

Toguro do Sport? Influencer exibe faixa do Leão da Ilha em partida do Brasil na Copa do Mundo

Influencer foi um dos mais compartilhados no ano, com vídeos motivacionais em situações inusitadas Um personagem que marcou a internet em 2022 conquistou os torcedores...

Nome de Gilson Machado já é favorito para disputa municipal em 2024

O atual diretor-presidente da Embratur e ex-Ministro do Turismo segue sendo principal referência em apoio, fidelidade e alinhamento com Bolsonaro, para os conservadores no...

Brasil vence a Suíça e está classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo

Vitória contra a Suíça fez o Brasil garantir matematicamente a classificação para as oitavas de final O Brasil já garantiu vaga nas oitavas de final...

Alerta laranja de perigo de chuvas intensas em Afrânio e Petrolina

Os municípios de Afrânio e Petrolina estão em alerta laranja de perigo potencial de chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), previsão...