Coreias empatam sem golos em histórico ‘jogo fantasma’

SL Benfica, Expulsão, Taarabt aos 80′

SL Benfica, Caso, Odysseas aos 83′

Marítimo M., Caso, Daizen aos 70′

Rio Ave FC, Golo Anulado, Mehdi aos 63′

Gil Vicente FC, Expulsão, João Afonso aos 25′

3º Ano consecutivo

Obrigado pela sua confiança

Foi um encontro ‘fantasma’, face à decisão da Coreia do Norte de não transmitir na televisão em direto — costuma apenas fazê-lo com um dia de atraso — e de proibir o acesso ao estádio da própria população.

O jogo, do grupo H de qualificação para o Mundial2022, tinha a importância histórica de ser disputado quase três décadas depois do último jogo em Pyongyang entre os dois países, tecnicamente em guerra desde 1950, o que originou a criação do ‘paralelo 38’ e a divisão da península.

A aproximação entre as duas coreias aconteceu já em 2018, fruto das relações estabelecidas entre o regime de Kim Jong-un e os Estados Unidos, mas nos últimos meses essa aproximação perdeu algum impulso.

A seleção treinada pelo português Paulo Bento apenas viu serem emitidos vistos para o corpo técnico e jogadores, deixando fora de Pyongyang os adeptos e os jornalistas, enquanto a transmissão televisiva para fora da Coreia do Norte também foi ‘vetada’.

A exceção a estas proibições foi a autorização dada à presença do presidente da FIFA, Gianni Infantino, que era esperado no jogo, mas sem que ainda tenha sido confirmada a presença no Estádio Kim Il-sung.

A própria informação sobre o início do jogo chegou com mais de 15 minutos de atraso, através das contas no Twitter e no site oficial da federação sul-coreana, da FIFA e da confederação asiática.

A espaços, a FIFA deu informação online em relação a substituições nas duas seleções e cartões amarelos, num jogo — ao contrário do habitual — sem informação estatística ou descrição dos lances disputados.

“As fotografias enviadas pelos nossos elementos mostram que não havia uma única pessoa nas bancadas. Não entendemos a razão pela qual o Norte faz isto”, referiu um responsável da federação sul-coreana, após o jogo disputado num estádio com capacidade para 50.000 espetadores.

No final, o ‘nulo’ manteve os dois países igualados na liderança do grupo H, agora com sete pontos, mais quatro pontos do que o Turquemenistão.

A Coreia do Sul receberá a Coreia da Norte em 04 de junho de 2020, 11 anos após o último jogo entre ambas em Seul, no apuramento então para o Mundial2010.

Registe-se na Betano e aproveite o Bónus de 50% até 50€ no primeiro depósito! Jogue no Casino e ganhe Rodadas Grátis!

 

Regras de conduta dos comentários

Seja sempre o primeiro a saber. Descarregue a nossa App gratuita