Início pernambuco Coordenador da FUP visita Lula: "Ele fez o povo andar com dignidade"

Coordenador da FUP visita Lula: “Ele fez o povo andar com dignidade”

Início

política

Brasil de Fato | São Paulo (SP)

Compartilhe

Ouça o áudio:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quinta-feira (3) a visita de José Maria Rangel, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), e Sérgio Nobre, secretário geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT). No aniversário de 66 anos da estatal brasileira Petrobras, a defesa da soberania nacional foi um dos principais temas da conversa com o petista, segundo informe dado à Vigília Lula Livre, após a visita privada. 

No Dia Nacional de Lutas em Defesa da Educação e do Petróleo, diversas mobilizações pelo país também pautaram a importância da autonomia brasileira. Rangel lamentou que riquezas naturais e empresas públicas, por exemplo, estejam sendo “perdidas pelo desgoverno” de Jair Bolsonaro (PSL). Mas, também destacou a necessidade de articulações que denunciem o desmonte do patrimônio nacional e das políticas sociais. 

:: Mobilizações em defesa do petróleo lembram a importância da Petrobras para o Brasil ::

Outra mensagem do ex-presidente, segundo Rangel, é a disseminação das arbitrariedades da operação Lava Jato, que ganharam destaque na mídia comercial após reportagens do site The Intercept Brasil, que revelaram um conluio judicial entre procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro. 

“A cada dia que passa mais entidades reconhecem nosso presidente como um preso político. Ele está preso somente porque ousou fazer com que o povo brasileiro andasse de cabeça erguida, tivesse dignidade, emprego e renda. Em momento nenhum ele abaixou a cabeça para os Estados Unidos, sempre cuidou da nossa soberania e esse é um ponto central que ele traz como tarefa para cada um de nós”, frisou o coordenador geral da FUP.

Rangel e Nobre também comentaram sobre Lula ter sido agraciado com o título de Cidadão Honorário de Paris, conforme documento divulgado hoje pela Câmara dos Vereadores da capital francesa. Até então, apenas 17 personalidades no mundo receberam o título; entre elas o sul-africano Nelson Mandela e o brasileiro cacique Raoni.

:: Lula recebe título de Cidadão Honorário de Paris pela defesa dos direitos humanos ::

“Esse é o reconhecimento de que o mundo sabe que o presidente Lula é um preso político no Brasil. Ele está muito firme, mas também tem a notícia do que acontece aqui fora e está indignado com a destruição do nosso país e a posição do governo de privatizar não só a Petrobras, mas todas as estatais brasileiras”, criticou o secretário geral da CUT.  

“Nós temos que afirmar, todos os dias, por que Lula está preso e por que nós queremos ele livre”, completou Rangel. Preso desde abril de 2018 na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), Lula tem o direito de receber a visita de amigos e companheiros de militância. Sempre às quintas-feiras, o encontro privado dura cerca de uma hora. 

Quem Somos

Parceiros

Publicidade

Contato

Mapa do Site

Arquivo

Social:

Todos os conteúdos do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se dêem os devidos créditos.

Must Read

Durante encontro, João Campos e Danilo Cabral reforçam apoio a Hélio Guabiraba

O candidato a deputado estadual Hélio Guabiraba se reuniu mais uma vez com o prefeito do Recife, João Campos, e com o candidato a...

Festival terá shows de Luiza Sonza e Iza, no Recife

No dia 26 de novembro, na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, vai rolar a primeira edição do La Folie...

Academia Recife oferece acompanhamento nutricional gratuito

Aliar um acompanhamento nutricional à prática frequente de exercícios físicos é fundamental para pessoas que buscam uma maior qualidade de vida. Quem mantém uma...

Série que marca estreia de Ludmilla na televisão ganha data de estreia

A plataforma de streaming Globoplay anunciou, na última quinta-feira (11), a data de início da segunda temporada de Arcanjo Renegado, série que marca a estreia...

Anne Heche morre aos 53 anos após acidente de carro

A atriz Anne Heche teve sua morte confirmada nesta sexta-feira (12), aos 53 anos. Ela estava em coma desde o último dia 5, após...