Nas últimas três semanas, 145 mil eleitores de Fortaleza fizeram o cadastramento da biometria, mas ainda faltam 422 mil. O prazo termina na próxima sexta-feira e quem não conseguir até lá vai ter o título cancelado. Foi o que aconteceu com três milhões de brasileiros nas eleições passadas. O processo de biometria já foi concluído no Distrito Federal e em nove estados. Em todo o Brasil, 76% dos eleitores já cadastraram as digitais.
Eleitores com menos de 70 anos que perderam o prazo terão que ir à Justiça Eleitoral até maio de 2020, se não perdem o direito ao voto e tem o CPF e benefícios sociais cancelados, além de outras restrições, como explica Lorena Belo, que é coordenadora de atendimento do TRE/CE.
“Emissão de passaporte, matrícula em instituição de pública de ensino, empréstimos em bancos oficiais ou subsidiados pelo orçamento público, posse em cargo público.”
A Justiça Eleitoral esclarece também que nem todos os municípios são obrigados a fazer o cadastramento até as próximas eleições, no ano que vem.