Início esporte Celso defende independência moral diante de cenário institucional delicado - Consultor Jurídico

Celso defende independência moral diante de cenário institucional delicado – Consultor Jurídico

O decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Celso de Mello, fez uma avaliação sobre o momento “delicado” vivido pelo país, destacando os desafios enfrentados pelo Judiciário diante do “momento extremamente delicado da vida político-institucional” do país.

Decano Celso de Mello parabenizou Dias Toffoli por dez anos no Supremo

A análise foi feita durante manifestação em que saudou o presidente da Corte, Dias Toffoli, pelos seus dez anos como ministro do STF. Durante a homenagem, o decano falou das sombras que surgem, como “espectros ameaçadores”, “surtos autoritários, inconformismos incompatíveis com os fundamentos legitimadores do Estado de direito e manifestações de grave intolerância que dividem a sociedade civil”.

“Daí, Senhor Presidente, a essencialidade de Juízes e Tribunais que, conscientes de sua alta missão constitucional e de seu dever de fidelidade ao texto da Lei Fundamental do Estado, ajam, com isenção e serenidade, como membros de um Poder livre de injunções marginais e imune a pressões ilegítimas, para que a magistratura possa cumprir, como já vem cumprindo, com incondicional respeito ao interesse público e com absoluta independência moral, os elevados objetivos inscritos na Carta Política, consistentes em servir, com reverência e integridade, ao que proclamam e determinam a Constituição e as leis da República”, analisou o ministro.

Por fim, Celso reafirmou o compromisso do STF com a garantia dos ideais democráticos e iluministas sobre os quais a República se estrutura. “Neste singular momento em que o Brasil, situando-se entre o seu passado e o seu futuro, enfrenta gravíssimos desafios, parece-me essencial reafirmar aos cidadãos de nosso País que esta Corte Suprema, atenta à sua alta responsabilidade institucional, não transigirá nem renunciará ao desempenho isento e impessoal da jurisdição, fazendo sempre prevalecer os valores fundantes da ordem democrática e prestando incondicional reverência ao primado da Constituição”.

Após a manifestação do decano, os ministros retomaram o julgamento de três ações declaratórias de constitucionalidade que questionam a execução antecipada da pena.

Dez anos de ToffoliO ministro também comentou a trajetória de Dias Toffoli, que comemora nesta quarta-feira seus primeiros dez anos na corte. Celso registrou o itinerário percorrido por Toffoli, que o conduziu da advocacia privada à advocacia de Estado, como advogado-Geral da União. 

“O exercício da magistratura nesta Corte Suprema foi sempre tão impregnado de altíssima responsabilidade, e o desempenho das elevadíssimas atribuições como presidente do Supremo Tribunal Federal permitem reconhecer na pessoa o juiz preparado para enfrentar os sérios desafios e as adversidades.”

Toffoli agradeceu a homenagem de Celso. ?Honra-me a manifestação de Vossa Excelência por tudo que representa. A maior autoridade nacional, do ponto de vista da autoridade moral?, afirmou. É o ministro mais jovem a chegar ao Supremo desde a promulgação da Constituição de 1988, aos 41 anos. 

Clique aqui para ler a manifestação de Celso de Mello.

Must Read

Pernambuco já realizou mais de 1,8 mil testes de Covid-19 nos jogos de futebol

Com a liberação da presença de torcida nos jogos de futebol profissional em Pernambuco, a testagem para a doença é fundamental para o monitoramento...

Marília Mendonça e Maiara e Maraisa estrelam campanha na Times Square

As patroas deslancharam para o mundo! Nesta quinta (21), Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraísa estamparam um telão na Times Square, principal...

Com propostas em mãos, ex-auxiliar do Real Madrid e ex-técnico do Flu está muito próximo de acertar com time brasileiro

O treinador fez grande trabalho no Palmeiras e chegou a ser auxiliar de Luxemburgo no Real Madrid De volta ao futebol brasileiro, o técnico Paulo Campos já...

Palas Pinho 20 anos de carreira no movimento brega

Palas Pinho uma das artistas mais respeitadas e querida do cenário musical Pernambucano, completa 20 anos de carreira no movimento brega, em 2001 ela implaca...

Secretaria do Trabalho estadual abre inscrições para Fenearte 2021

Quatro estandes serão disponibilizados para empreendimento solidários num dos espaços mais nobres da cultura pernambucana A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco abre,...