Apenas 9,7% das cidades têm amparo especializado à violência sexual, diz IBGE

Apenas 9,7% dos municípios brasileiros ofereciam no ano passado serviços especializados de atendimento à violência sexual e 8,3% possuem delegacias especializadas de atendimento à mulher. Esses serviços ficaram concentrados em locais mais populosos. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais e Estaduais: Perfil dos Municípios (Munic) e Estados (Estadic) Brasileiros 2018, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano de 2018, 1.221 mulheres e 1.103 crianças foram atendidas por casas-abrigo de gestão municipal voltadas para acolhimento em situação de violência. No entanto, mesmo depois de mais de uma década da criação da Lei Maria da Penha, apenas 2,4% dos municípios brasileiros contavam com esse tipo de casas-abrigo. Em 2013, esse porcentual ainda era ligeiramente maior, 2,5%.

No ano passado, dos 3.808 municípios com até 20.000 habitantes, apenas nove tinham casas-abrigo. Entre os locais com mais de 500.000 habitantes, 58,7% possuíam essa estrutura.

A principal atividade ofertada por esses abrigos foi o atendimento psicológico individual (74,5%). As creches eram as atividades menos presentes nestas instituições, apenas 19% delas ofereciam esse tipo de serviço de apoio.

O porcentual de municípios com organismo executivo de políticas para mulheres caiu de 27,5% em 2013 para 19,9% em 2018, se aproximando do patamar de 2009 (18,7%).

Na maioria dos casos (62,8%), a estrutura responsável pela formulação, coordenação e implementação de políticas para as mulheres está subordinada a outra secretaria. Há secretarias exclusivas para esse fim em somente 12,8% dos municípios.

Dos 1.109 municípios com organismo executivo de política para mulheres, 90,5% são geridos por mulheres na faixa de 41 a 60 anos (48,9% do total de mulheres). Mais da metade dos titulares são de cor branca (53,6%), seguidos da cor parda (35,2%).

A última edição do Plano Nacional de Política para Mulheres ocorreu em 2015, mas aumentou o porcentual de municípios que adotam Plano Municipal de Políticas para Mulheres, de 4,5% em 2013 para 5,3% em 2018, um crescimento de 17% no período.

Nos estados, os organismos de política para mulheres eram predominantemente subordinados a outra secretaria, na maioria das vezes vinculados à política de direitos humanos.

Em Sergipe e Goiás, esse tipo de organismo executivo era gerido por homens. Dos grupos específicos que recebem ações políticas, o de lésbicas esteve presente na maioria dos Estados (18), seguido pelas mulheres negras (17) e pelas indígenas (17).

Três newsletters, Transforma, Inspira e Pausa, e uma ideia: debates para as mulheres de um mundo em evolução.

Da Universa

Márcia Goldschmidt fez um longo desabafo sobre o caso de uma brasileira, encontrada morta dentro de uma mala de viagem, em Arruda dos Vinhos, em Portugal, na última quarta-feira (2).

Da Universa

O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje o PL 17/2019, que altera a Lei Maria da Penha e prevê a apreensão de armas de fogo em posse de agressores acusados de violência doméstica.

Da Universa

A atriz Angela Bassett falou hoje, durante um encontro anual da Rape Foundation, de uma violência sexual que sofreu quanto ainda era criança.

Da Universa

Um homem de 35 anos foi detido pela polícia de Bangladesh após raspar à força o cabelo da mulher por ter encontrado um fio solto em seu café da manhã. A história foi divulgada hoje pelo jornal britânico “Daily Mail”.

Da Universa

Em A Dona do Pedaço, a personagem Cássia, vivida por Mel Maia, tem passado por experiências traumatizantes. Tudo começou quando ela, que está no Ensino Médio, começou a trocar mensagens com um desconhecido online.

Da Universa

O pedreiro Werleis da Silva Marques, 36, está à frente de uma campanha para arrecadar dinheiro para trazer a irmã, Camila da Silva Mendes, de Arruda dos Vinhos, em Portugal, para ser enterrada em Ipatinga, no interior de Minas Gerais. O corpo da jovem, que tinha 30 anos, foi encontrado dentro de uma mala de viagem na última quarta-feira (2). De acordo com a polícia portuguesa, ela foi assassinada a facadas pelo namorado e primo de primeiro grau, Robson Mandela, 38, com quem estava se relacionando há cinco meses. “O que aconteceu com ela nem a pior pessoa do mundo merece”, diz Werleis em entrevista por telefone. “Ela era tão amigável, uma pessoa extraordinária, e agora corre o risco de ser enterrada em um país onde não nasceu, como uma indigente, como se não tivesse família. É muita tristeza.”

Da Universa

O técnico em enfermagem Anderson Magno da Silva, 40, foi preso como suspeito pelo estupro e homicídio de Aline Alves Melo, que tinha 14 anos. Ele foi detido na manhã de ontem, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. Anderson confessou à polícia a autoria do crime. O suspeito informou que dopou a adolescente, cometeu estupro e, em seguida, assassinou a sobrinha.

Da Universa

Imagens de abuso sexual são corriqueiras em novelas. A última, vivida pela personagem Cássia (Mel Maia), de A Dona do Pedaço, não culminou em um estupro, mas causou impacto pelo contexto: a jovem, que está no Ensino Médio, foi enganada por um homem mais velho que conheceu na internet e por muito pouco escapou de uma tentativa de abuso sexual.

Da Universa

A Polícia Civil da Bahia instaurou um inquérito para tentar identificar os responsáveis por espalhar em páginas da internet e nas redes sociais fotomontagens com conteúdo de nudez atribuídas a uma advogada de Itabuna (BA), a 400 km de Salvador. O MP (Ministério Público) estadual informou que também investiga o caso.

BBC News Brasil – Internacional

Professores de universidades da África Ocidental têm sido alvo de um número crescente de acusações de assédio sexual.

Da Universa

Dois dias antes de seu casamento, um norte-americano de 28 anos tentou estuprar uma de suas madrinhas, mas foi impedido pela esposa. O caso ocorreu no estado da Pensilvânia e foi divulgado pela revista “People”.

Da Universa

O Banco Santander S.A. terá que pagar indenização de R$ 30 mil a uma ex-funcionária que foi chamada de burra pelos superiores ao anunciar que estava grávida.

Da Universa

Depois que a atriz Demi Moore revelou em sua biografia Inside Out que foi estuprada aos 15 anos por um amigo da família e que sua mãe teria negociado a agressão por 400 libras (cerca de 2 mil reais), o The Sun revelou detalhes sobre a identidade de quem teria cometido o crime.

Estadão Conteúdo

Uma mulher de 28 anos morreu depois de ser baleada na cabeça pelo noivo no quarto do apartamento do casal, na manhã de ontem, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A vítima, Izadora Amorim Novaes, chegou a ser levada para o hospital, mas não resistiu.

Da Universa

“Se ela tivesse contado para a família o que acontecia com o relacionamento dela, isso não teria acontecido. A gente não teria deixado ela ser morta.” Isso é no que acredita a aposentada Maria Sena, mãe da técnica de enfermagem Luciene Ferreira Sena, 39, que morreu no último dia 30 depois que o ex-namorado ateou fogo, com um coquetel molotov, no veículo em que os dois estavam.

UOL Notícias – Cotidiano

Uma menina de nove anos foi estuprada dentro do banheiro de uma escola localizada na BR-364, em Porto Velho (RO), segundo a polícia.

Da Universa

Um homem de 25 anos confessou ter matado a tiros sua ex-namorada, a família dela e seu novo namorado em uma estação de esqui na cidade austríaca de Kitzbuehe. A informação foi confirmada pela polícia à agência de notícias APA. Ele teria cometido o crime por ciúme.

UOL Notícias – Cotidiano

O policial militar ambiental Lúcio Roberto Queiroz da Silva, de 36 anos, é suspeito de matar a a esposa e um corretor de imóveis a tiros na noite de ontem, em Paranaíba, a 407 quilômetros de Campo Grande (MS).

Da Universa

Há três anos, o casal Denise Phelan e Richard Gosnold, que mora na Irlanda do Norte, descobriu que o primeiro filho a caminho não sobreviveria. Mesmo assim, lhe foi negado o aborto. Naquele país, só é permitido o procedimento se a vida da mãe estiver em perigo ou se existe um risco permanente de danos graves para a sua saúde física e mental.

BBC News Brasil

“Eu tenho que confessar uma coisa. Eu ainda sou fértil. Me desculpe.”

DW

Agressões sexuais, indo até o estupro, não são raridade na festa da cerveja. Antes “toleradas” ou silenciadas, também por vergonha, hoje há mais coragem de denunciá-las. Uma vendedora de rosas relata:

Da Universa

Conversas de Hariany com outros participantes de A Fazenda deixaram os telespectadores preocupados com a peoa. Na noite de ontem, ela se empolgou com a festa Luau Havaiano e encenou um casamento, em brincadeira com Tati e Lucas – que recentemente revelou ter se apaixonado por ela. O problema foi que em algumas conversas que teve com outros peões, Hari fez desabafos e relatos delicados de seu namoro com o médico Paulo Henrique.

BBC News Brasil

Religiosos no Iraque estão agenciando meninas para atividades sexuais, revela uma investigação da BBC News Arabic (serviço árabe da BBC) sobre a prática xiita do “casamento temporário”.

Da Universa

Apontado pela polícia como suspeito pela morte de Aline Silva Dantas, 19, Heronildo Martins de Vasconcelos, 45, teria estado no velório da jovem, na manhã do dia 12 de setembro, em Alumínio (SP), a 79 km da capital. Depois de ele ser apresentado pela polícia, acabou reconhecido por familiares e amigos de Aline que estiveram no funeral.

Da Universa

Esta semana marca dois anos desde que o “New York Times” e a “New Yorker” publicaram relatos de várias mulheres acusando o produtor de cinema Harvey Weinstein de má conduta sexual, alimentando o movimento #MeToo contra o assédio sexual e uma tentativa de empoderar mulheres que trabalham atrás e na frente das câmeras.

Reuters

Duas mulheres entraram com uma ação civil contra o ator James Franco na quinta-feira, acusando-o de administrar uma escola de cinema na qual jovens aspirantes a atrizes eram enganadas para fazer falsos testes nuas ou filmar cenas de sexo explícito.

Da Universa

De todos os desafios enfrentados pelas mulheres no Brasil, acabar com o desrespeito e a violência de gênero é considerado, hoje, o maior deles. É o que dizem sete em cada dez entrevistadas ouvidas em uma pesquisa feita para Universa pelo instituto de pesquisa Catapani & Associados e pela consultoria de marketing e comunicação ID Rock.

Da Universa

A rotina da professora de 48 anos que foi estuprada no último sábado (28), dentro do estacionamento da escola onde leciona, em São Paulo, não é mais a mesma. Ela não consegue mais comer, dormir ou trabalhar. As crises de choro também têm sido constantes, assim como o uso de medicamentos.

Da Universa

A Polícia Civil de Bariri (SP), a 320 km da capital, apresentou hoje ao MP (Ministério Público) conclusão de inquérito apontando Rodrigo Alves Pereira, conhecido por Rodriguinho, 33, como suspeito pela morte de Mariana Forti Bazza, 19, em 24 de setembro. Ele foi indiciado por latrocínio (roubo seguido de morte) e ainda pode responder por estupro e ocultação de cadáver. Se o MP apresentar denúncia à Justiça e ela for aceita, o suspeito vai virar réu.

Da Universa

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje proposta que altera a Lei Maria da Penha para facilitar o processo de separação das vítimas de violência doméstica. Segundo o texto, o juiz responsável pela ação de violência doméstica também poderá decretar o divórcio ou a dissolução da união estável a pedido da vítima. A matéria agora segue para sanção presidencial.

Da Universa

A jovem Aline Silva Dantas, 19, foi vítima de estupro antes de ser morta após sair para comprar fraldas em Alumínio (SP). A informação foi divulgada pela Polícia Civil de Sorocaba (SP), com base em laudos do Instituto Médico Legal (IML), no corpo da vítima.

Da Universa

Os dados sobre violência contra a mulher não param de impressionar: de 2017 para 2018, aumentaram tanto os casos de feminicídio quanto os de violência doméstica, aponta o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A cada dois minutos uma mulher sofre violência em casa.

Da Universa

A Polícia Civil de Sorocaba, 97 km de São Paulo, prendeu por volta das 15h desta quarta-feira (02), o suspeito de matar Aline Silva Dantas, 19 anos, na cidade de Alumínio (SP) no dia 8 de setembro.

Da Universa

A empresa Kickass Masterminds, localizada no Texas (EUA), está sendo criticada após usar ridicularizar uma candidata por ter postado um foto de biquíni.

Da Universa

O cantor sertanejo Antônio Marcos Bueno foi condenado a 30 anos de prisão pela morte da companheira, Camila Lourenço, com 22 facadas. O crime ocorreu em abril de 2018, e o julgamento foi realizado ontem, em Araraquara (SP). A defesa diz que vai recorrer.

Da Universa

Um homem de 39 anos foi preso na última segunda-feira (30) após esfaquear a namorada e a filha dela em Ceilândia, no Distrito Federal. Segundo a Polícia Militar, Nilton Imaculado Ribeiro deu ao menos sete facadas na companheira, de 45 anos. O caso foi registrado como dupla tentativa de feminicídio.

EFE

O tenor espanhol Plácido Domingo anunciou hoje que deixará o cargo de diretor-geral da Ópera de Los Angeles, ocupado por ele desde 2003, devido às acusações de abuso sexual reveladas pela imprensa americana.

Da Universa

A jornalista italiana Diletta Leotta foi alvo de gritos machistas no estádio San Paolo, em Nápoles, no último domingo.

Da Universa

Valesca Popozuda vive uma mulher que sofre violência doméstica na série Onde Está Mariana?, produzida pro Cleo, que será lançada hoje no IGTV do Instagram.

Da Universa

O caso do homem que ateou fogo dentro do carro da ex-namorada no último domingo (29), em Pirassununga, interior de São Paulo, por não aceitar o fim do relacionamento, chama a atenção não apenas pelo feminicídio em si (tanto ele quanto a ex, Luciene Ferreira Sena, morreram devido aos ferimentos), mas também por expor outras faces desse tipo de crime: a motivação em exibir a violência para a sociedade. Na madrugada daquele mesmo dia, outro caso virou notícia com essa mesma característica: um empresário atropelou a namorada, Anuxa Leite de Alencar, e uma amiga dela, Vanessa Miranda Chaves, após uma discussão em Teresina. Anuxa foi internada com ferimentos graves. Vanessa, que sofreu traumatismo craniano, morreu dentro da ambulância do Samu.

Da Universa

Na quarta-feira (30), foi ao ar em A Fazenda o momento em que Phellipe Haagensen soube que seria expulso do programa. Quase 48 horas antes, após uma festa, ele discutia com a também participante Hariany quando a beijou na boca, sem consentimento. Em entrevista à produção do programa, ele argumentou sobre o ato “sou um cara mulherengo e estava carente”.

Da Universa

A Delegacia da Mulher, no Centro de Teresina (PI), abriu inquérito nesta terça-feira (1) para investigar denúncia de que um agente da Polícia Federal estaria obrigando sua mulher a pagar multas dentro de casa como forma de punição.

Da Universa

Depois de roubar um selinho de Hariany durante uma discussão, o participante Phellipe Haagensen foi expulso de A Fazenda e um inquérito foi aberto para investigar o ocorrido. Mas essa não foi a primeira vez que ele apresentou um comportamento questionável dentro e fora da casa. Em abril deste ano, o programa Balanço Geral, também exibido pela Record TV, noticiou que a ex-mulher prestou uma queixa direcionada ao ator para a polícia. O motivo: depois de cobrar que pagasse a pensão para o filho, disse ter sido ameaçada de morte.

Da Universa

A Polícia Civil de São Paulo divulgou ontem o retrato falado do suspeito de ter estuprado uma professora dentro do estacionamento da escola onde leciona, no Itaim Paulista, zona leste de São Paulo. O caso aconteceu no último sábado (28).

Da Universa

Os familiares de Rodrigo Pereira Alves, conhecido como Rodriguinho, estariam sofrendo ameaças depois de ele ter sido apontado como o suspeito de matar Mariana Forti Bazza, 19 anos, na última terça-feira (24), em Bariri, 340 km de São Paulo.

Da Universa

Uma professora da rede municipal de ensino de São Paulo disse ter sido estuprada na manhã do último sábado (28) dentro do estacionamento da escola onde leciona, no Itaim Paulista, zona leste da capital.