Início esporte Análise: Como o Flamengo dominou o Fluminense e manteve ritmo de líder...

Análise: Como o Flamengo dominou o Fluminense e manteve ritmo de líder – Jornal O Globo

Num clássico com ampla superioridade do

Flamengo

, o rubro-negro derrotou o

Fluminense

por 2 a 0, neste domingo, no Maracanã, chegou a 64 pontos e está há 14 jogos sem perder no Brasileiro (13 vitórias e um empate). O tricolor estacionou nos 29 pontos, mas permanece fora da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, o rubro-negro enfrenta o CSA, no Maracanã, no domingo. O Tricolor, também no estádio, pega a Chapecoense num confronto direto na luta contra o rebaixamento.

O primeiro tempo do clássico foi praticamente um samba de uma nota só. Quem deu o tom foi o Flamengo, que chegou a ter 71% de posse de bola. Os cinco primeiros minutos de jogo resumem bem a superioridade e intensidade rubro-negras.

Neste tempo, o jogo se concentrou na faixa da intermediária para o ataque rubro-negro. O Fluminense, quase numa roda de bobinho, mal conseguia manter a bola quando de posse dela.

A tática de Jorge Jesus foi premiada já aos três minutos com o gol de cabeça de Bruno Henrique, após bom cruzamento de Rodinei.

Poderia ter sido mais. A facilidade do Flamengo em esticar a bola, com qualidade, até o ataque deixou a defesa tricolor perdida. A sorte foi ter Muriel sob a trave. Gabigol perdeu duas chances. Numa delas o goleiro espalmou para escanteio.

Ele ainda apareceria ao longo da etapa inicial em bolas de Everton Ribeiro e de Rodrigo Caio.

Ainda sobrou reclamação da intervenção do VAR. Gabigol foi derrubado dentro da área por Nino, que só depois tocou na bola. O árbitro Anderson Daronco reviu o lance no monitor e deu apenas escanteio.

Ao Fluminense restava contar com a velocidade de seus atacantes. Na disputa homem a homem, no contra-ataque, ainda havia uma chance. Foi assim que Wellington Nem, aos 25, chegou na frente de Diego Alves, que espalmou para o lado. Jogada trabalhada de pé em pé apenas nos minutos finais. A finalização de bicicleta de Yony Gonzalez foi para fora.

O 1 a 0 ao fim do primeiro tempo era até lucro para o tricolor. Porém, desperdiçar tantas chances deixou o Flamengo em alerta.

Viemos com a proposta de jogo que não é novidade para ninguém. A gente sabe que o Fluminense gosta de sair jogando, e o mister sempre que encontra essa formação tática coloca o nosso time mais em cima ainda para eles não saírem jogando. Estamos conseguindo fazer superbem o que ele pediu. Vamos ver o que ele vai falar no intervalo para gente acertar disse Bruno Henrique, autor do gol.

A estratégia foi mantida no segundo tempo. Já nas primeiras ações lá estava o Flamengo de frente para o gol de Muriel. Mas o segundo gol insistia em não sair.

Entre um espaço e outro encontrado pelo tricolor, o time até tentou o empate. Mas as chances não foram muitas. No máximo uma bola que sobrou para Nenê e foi desviada a escanteio. Naquele momento, a torcida já começava a perder a paciência sobretudo com Ganso.

As fracas ameaças não assustaram o Flamengo. Com Reinier em campo no lugar de Vitinho, o time ganhou novo fôlego. Aos 20 minutos, o atacante recebeu de Gabigol, perdeu a bola, a recuperou e rolou para Gerson. O camisa 8 soltou uma bomba. Gilberto ainda tocou de cabeça na bola ajudando a colocá-la nas redes: 2 a 0.

Diante de um rival muito superior, não cabia muito o que fazer ao Fluminense. Não ser goleado já era uma vitória. Mas os três pontos foram para o Flamengo que segue líder.

Must Read

Pernambuco já realizou mais de 1,8 mil testes de Covid-19 nos jogos de futebol

Com a liberação da presença de torcida nos jogos de futebol profissional em Pernambuco, a testagem para a doença é fundamental para o monitoramento...

Marília Mendonça e Maiara e Maraisa estrelam campanha na Times Square

As patroas deslancharam para o mundo! Nesta quinta (21), Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraísa estamparam um telão na Times Square, principal...

Com propostas em mãos, ex-auxiliar do Real Madrid e ex-técnico do Flu está muito próximo de acertar com time brasileiro

O treinador fez grande trabalho no Palmeiras e chegou a ser auxiliar de Luxemburgo no Real Madrid De volta ao futebol brasileiro, o técnico Paulo Campos já...

Palas Pinho 20 anos de carreira no movimento brega

Palas Pinho uma das artistas mais respeitadas e querida do cenário musical Pernambucano, completa 20 anos de carreira no movimento brega, em 2001 ela implaca...

Secretaria do Trabalho estadual abre inscrições para Fenearte 2021

Quatro estandes serão disponibilizados para empreendimento solidários num dos espaços mais nobres da cultura pernambucana A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco abre,...