Início pernambuco A pedido do MPPE, semifinal entre Náutico e Juventude é adiada para...

A pedido do MPPE, semifinal entre Náutico e Juventude é adiada para segunda-feira

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), lançou, nesta quarta-feira (25), consulta pública à população sobre projeto de lei que cria um plano de investimentos na frota de ônibus do Grande Recife, ampliando o número de veículos com ar-condicionado.

De acordo com o governo, a iniciativa será realizada totalmente por meio eletrônico, no endereço consultapublica.pe.gov.br.

“Lá, os cidadãos poderão opinar se concordam ou não com a proposta apresentada e encontrarão as informações necessárias, a minuta do projeto de lei e uma seção de perguntas e respostas para facilitar o entendimento do tema. Além disso, a população também pode fazer sugestões ao projeto pelo e-mail: [email protected] A ideia é que os usuários possam auxiliar o poder público no texto que será enviado à Alepe ao final do processo”, diz o governo.

Atendendo a uma demanda feita no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), a proposta apresenta uma alternativa metropolitana ao assunto, considerando que municípios como Recife e Olinda editaram recentes legislações.

Para participar, o usuário deverá fazer um breve cadastro na página indicada para criar um login e senha de acesso à área de votação no site. Uma vez logado, o cidadão responderá a dois questionamentos. O primeiro deles: “Você acha que a aquisição de veículos climatizados deva ser prioridade durante a renovação da frota de ônibus?”.

Na sequência, outra ponderação: “Você estaria disposto a pagar mais para usufruir dos ônibus climatizados? (o valor da tarifa aumentará entre 3 e 5 centavos por ano)”. Além de responder às perguntas, o usuário pode fazer novas propostas que poderão ser integradas ao projeto.

A consulta estará disponível durante um período de 15 dias e se encerra no próximo dia 10 de outubro.

Caso a sociedade se manifeste de forma favorável (ampla maioria), o projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa de Pernambuco, em regime de urgência.

A proposta em debate estabelece metas e condições para a realização de investimentos na renovação da frota de veículos integrantes do Sistema Estrutural Integrado (SEI) da Região Metropolitana do Recife, nos exercícios de 2020 a 2023.

As permissionárias dos serviços de transporte público de passageiros deverão renovar a frota que ultrapassar oito anos de vida útil nesse período. Esta deve ter, no mínimo, 70% dos novos veículos renovados a cada ano equipados com ar-condicionado e com capacidade igual ou superior à dos veículos substituídos.

A ideia é que, com a entrada em vigor da lei, ao fim do período, entre 39% e 51% da frota esteja completamente refrigerada.

A alocação prioritária dos veículos climatizados será nas linhas perimetrais, radiais e troncais e, subsidiariamente, nas de maior demanda (Confira lista em anexo).

“Queremos que essa melhoria seja implantada de maneira integrada no Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR. É importante que a população possa opinar para ajudar o poder público no processo de decisão e que consigamos melhorar, cada vez mais a experiência do cidadão que utiliza o transporte público”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto.

É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.

Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.

Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.

É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.

Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.

É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.

Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.

É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.

Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.

Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.

Must Read

Maíra Cardi se pronuncia após PA recusar presente: “Ego bobo”

Nesta sexta-feira (13), a influenciadora Maíra Cardi, de 38 anos, retornou ao Instagram após o seu afastamento, e falou sobre a polêmica com Paulo...

Michelle Barros anuncia saída da Globo: “Aberta ao que vier!”

A jornalista Michelle Barros (42) anunciou sua saída da emissora Globo. Ela integrava a equipe de profissionais em São Paulo e já apresentou diversos...

Pastor morre após ser atingido por bala perdida

Uma troca de tiros envolvendo três criminosos, na noite desta quinta-feira (12), culminou na morte de um pastor evangélico. O caso aconteceu...

Brasiliense Vivi Araújo volta a lutar no UFC neste sábado

Há um ano, a brasiliense Vivi Araújo deixava o octógono do UFC com uma derrota para Katlyn Chookagian, na luta mais dura que fez na organização...

Celular no trânsito: 675 motoristas são multados por dia

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) divulgou um estudo mostrando que, a cada uma hora, são registradas 28 infrações de...