Início Geral A dois meses do fim do ano letivo, Pernambuco entrega menos da...

A dois meses do fim do ano letivo, Pernambuco entrega menos da metade das fardas escolares

Até esta terça (8), segundo o secretário-executivo de Educação e Esportes, João Charamba, foram entregues 400 mil dos 989 mil uniformes comprados pelo estado.

Até esta terça-feira (8), 400 mil das 989 mil unidades de fardamento escolar solicitadas pela Secretaria de Educação e Esportes foram entregues nas unidades estaduais de ensino em Pernambuco, o que corresponde a 40,4% do total. Segundo o secretário-executivo João Charamba, a ordem de distribuição das fardas ocorreu em agosto, a quatro meses do fim do ano letivo.

Em meio às reclamações sobre o atraso na entrega dos uniformes de estudantes do Grande Recife e do interior, o secretário-executivo explicou, durante entrevista ao Bom Dia PE desta terça (8), que a previsão é concluir a entrega das fardas no Agreste e na Zona da Mata Sul até a sexta (11).

“Temos quatro gerências regionais na Região Metropolitana do Recife. Dessas, três já concluíram a entrega. Estamos fazendo a distribuição também no interior, em gerências que têm Caruaru e Palmares como cidades centrais”, explica.

Alunos da Escola Ministro Jarbas Passarinho têm utilizado fardas antigas para frequentar a escola porque não receberam roupas novas em 2019 — Foto: Reprodução/TV Globo
Alunos da Escola Ministro Jarbas Passarinho têm utilizado fardas antigas para frequentar a escola porque não receberam roupas novas em 2019 — Foto: Reprodução/TV Globo

No dia 3 de outubro, durante uma reportagem na Escola Estadual Governador Barbosa Lima, os alunos da instituição reclamaram do atraso na entrega das fardas, mas segundo Charamba, os uniformes já estavam na unidade de ensino desde setembro.

“Parece até que estamos fazendo a entrega exatamente no momento em que a reportagem está chegando, mas estamos entregando desde o final do mês de agosto”, diz.

Durante uma reunião na segunda (7), Charamba explicou que as escolas receberam a recomendação de fazer a entrega imediata das fardas assim que os uniformes chegarem às instituições de ensino.

Para o ano letivo de 2020, o secretário-executivo explicou que todo o processo licitatório para a compra de fardamentos foi encaminhado à Secretaria de Administração em agosto. “Estamos na iminência da publicação [do chamamento público para as empresas] no mês de outubro, e é o que a gente espera que aconteça”, afirma.

Licitação sob análise

Após denúncias de estudantes do Grande Recife e do interior do estado sobre a falta de fardamento, órgãos públicos como Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Contas afirmaram que vão analisar a licitação e pediram esclarecimentos à Secretaria de Educação e Esportes sobre o processo licitatório.

De acordo com João Charamba, o processo licitatório deveria ter terminado em dezembro de 2018, mas foi suspenso. “Recebemos uma determinação do Ministério Público de Contas que cancelava o processo, porque eles entenderam que não era um mês interessante para realizar uma disputa”, diz.

Houve, então, a abertura de uma dispensa emergencial. “Assim que houve a determinação, a Secretaria abriu uma dispensa emergencial, com o objetivo de entregar os uniformes num curto espaço de tempo”, afirma.

A dispensa, segundo Charamba, também foi suspensa pelo Ministério Público de Contas. “Eles pediram isso por entender que não era interessante que aquele objeto fosse comprado com uma dispensa de licitação, seria mais caro. Abrimos um novo processo licitatório e foi finalizado no dia 23 de maio”, diz.

Até a emissão das ordens de fornecimento, dadas em agosto, o secretário-executivo afirma que as secretarias de Educação e Esportes e Administração cumpriram as etapas do processo. “Tivemos uma ata de registro de preços que foi homologada, depois temos empenhamento da ata, laudo das amostras entregues pelas empresas. Isso tudo aconteceu nesse período”, afirma.

Must Read

Espanha retira obrigatoriedade de máscaras ao ar livre na próxima semana

Foto: Reprodução/Internet Seguindo a linha da França, Estados Unidos e Bélgica, agora é a vez da Espanha retirar a obrigatoriedade das máscaras ao ar livre,...

Estilo Moda Pernambuco vai acontecer em formato on-line

O Moda Center Santa Cruz divulga a data do seu evento anual de moda, o Estilo Moda Pernambuco (EMP). O EMP deste ano está...

Janjão quer parceria com a Secretaria de Assistência Social do Estado

Em busca de melhorias para a Política de Assistência Social do Bom Jardim, o prefeito Janjão, acompanhado da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e...

Chaparral volta a liderar comitiva de prefeitos de Orobó e Casinhas, em Brasília

O ex-prefeito de Orobó e pré-candidato a deputado estadual Cléber Chaparral (PSD) cumpriu uma nova agenda esta semana em Brasília em companhia da sua...

Caruaru receberá R$ 30 milhões para investir em equipamentos turísticos

Investimentos foram anunciados pelo Governo Federal, nesta sexta-feira   Uma série de visitas foi realizada pela comitiva do Governo Federal, na manhã desta sexta-feira (18), em...