‘Amupe recebe evento inédito do Ministério da Justiça: Seminário do Programa Município Mais Seguro’
Foto: Lins Andrade/divulgação
O 1º Seminário do Programa Município Mais Seguro, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e sediado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), contou com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo. O evento teve como objetivo aprofundar as ações do Programa, lançado em outubro pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, visando fortalecer as guardas municipais.
Doze municípios pernambucanos participaram do evento, que incluiu apresentações técnicas sobre fortalecimento das guardas municipais, capacitação, saúde mental, uso diferenciado de força, prevenção à violência e integração de informações.
O secretário nacional de Segurança Pública destacou a importância dos municípios no processo de segurança pública. Ele ressaltou que o fortalecimento da gestão das guardas municipais é essencial para implementar a segurança cidadã prevista na Constituição e para que a população se sinta mais segura.
O prefeito de Camaragibe e diretor da Amupe, Diego Cabral, representando o presidente da associação, enfatizou a importância do fortalecimento da política de segurança pública. Ele destacou o compromisso dos prefeitos em qualificar a atuação das guardas municipais e ampliar a cooperação entre os entes para melhorar a segurança nas cidades.
Neste momento inicial, o Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalhará com municípios que possuem um efetivo de guarda municipal igual ou superior a 100 agentes, como Recife, Olinda, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Camaragibe, Paulista, Caruaru, Goiana, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe e Goiana. Posteriormente, novas iniciativas serão estendidas a mais municípios.
