Pré-candidata Céu Albuquerque Avança com Propostas de Saúde e Educação em Reunião com Deputado Gilmar Junior

Demandas incluem ambulatórios LGBTQIAPN+ e acessibilidade à hormonização para pessoas trans.

 

Na manhã desta terça-feira (25), a pré-candidata a vereadora do Recife, Céu Albuquerque, ativista intersexo há 13 anos, teve uma reunião decisiva com o deputado estadual Gilmar Junior. No encontro, foram apresentadas demandas cruciais nas áreas de saúde e educação, destacando-se a necessidade de criação de um ambulatório estadual para a população LGBTQIAPN+ e outro específico para pessoas intersexo.

Entre as proposições discutidas, Céu Albuquerque enfatizou a importância da elaboração de um ofício à Secretaria Municipal do Recife sobre a escassez de medicamentos essenciais como testosterona e estradiol 2mg para pessoas trans. Além disso, foram abordadas ações sociais para conscientização sobre PREP e PEP, essenciais para a prevenção de HIV/AIDS.

A pré-candidata também solicitou a abertura de vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) e parcerias com SESI/SENAC para capacitação profissional de pessoas trans, visando inserção e inclusão no mercado de trabalho.

Destacando-se como a primeira pessoa no Brasil a obter judicialmente a retificação da certidão de nascimento para o termo intersexo, Céu Albuquerque estabeleceu um marco jurídico histórico para a comunidade intersexo no país em 2024. A reunião com Gilmar Junior representa um passo significativo para expandir seu trabalho em políticas públicas inclusivas no Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Feto é encontrado em saco plástico por catador de recicláveis em Fortaleza
Next post Presidente Nacional do PRTB nomeia novo líder em Pernambuco e fortalece base para eleições